18 de Maio: Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Nesta segunda-feira (18) a Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Assistência Social – CRAS e CREAS – adere ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O lema da campanha é “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”. Para marcar a data a turma do Pré Coral e Coral Infantil Sementes do Amanhã – da Secretaria de Assistência Social – gravaram um vídeo de divulgação.

Essa campanha é de extrema importância sendo um assunto de segurança, saúde e principalmente social. A proposta do “18 de Maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

O QUE É VIOLÊNCIA SEXUAL?

É a violação dos direitos sexuais, no sentido de abusar ou explorar do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes. A violência sexual pode ocorrer de duas formas: pelo abuso sexual ou pela exploração sexual. Saiba diferenciar:

ABUSO SEXUAL – É a utilização da sexualidade de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual. Essa violência pode se manifestar dentro do ambiente doméstico (intrafamiliar) ou fora dele (extrafamiliar). O abuso sexual é geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio.

EXPLORAÇÃO SEXUAL – É a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca.

O QUE FAZER?

Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, deve denunciar. A denúncia é uma importante ferramenta para a sociedade combater esse tipo de violência. Não precisa intervir diretamente basta denunciar que o anonimato é garantido.

Infelizmente, o cenário brasileiro apresenta altos índices de violência e exploração sexual infanto-juvenil, o que acarreta muitos danos no desenvolvimento psicológico da criança e do adolescente, pois, são marcas eternas na vida, desconsiderando o respeito à dignidade enquanto pessoas em desenvolvimento e titulares de direito. Desta forma, é dever de toda a sociedade e do poder público, assegurar estes direitos.

DENUNCIE:

CONSELHO TUTELAR DE NOVA SANTA ROSA: (45) 3253-1743

DELEGACIA: (45) 3253-1140

CRAS: 45 3253 2368

CREAS: 2032 0016

TODO TIPO DE CONTATO SEXUAL COM CRIANÇAS É CRIME. NÃO SE PODE NATURALIZAR A VIOLÊNCIA. E LEMBRE-SE, SE UMA CRIANÇA TE PROCURA PARA CONTAR ALGO, É PORQUE ELA CONFIA EM VOCÊ E NA SUA ATITUDE!

Analiza Vissotto
Chefe de Unidade de Imprensa e Comunicação – Portaria 085/2020.
comunicacao@novasantarosa.pr.gov.br
(45) 3253-1144 – ramal 232