Agosto Azul: Secretaria de Saúde realiza testes rápidos neste sábado (25)

A Secretaria de Saúde de Nova Santa Rosa, realiza neste sábado (25) mais uma etapa da programação alusiva ao Agosto Azul. O Centro de Saúde Lídia Boll estará aberto para a realização de testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite e herpes. A unidade também estará aberta para as consultas marcadas na palestra realizada no início deste mês. O médico urologista Dr. Carlos Augusto Barreira, do Hospital do Câncer – Ceonc de Cascavel realizará os atendimentos e a análise dos exames realizados durante o mês. Os testes rápidos são para todos os homens, mesmo os que não realizaram o agendamento de exames. É necessário levar o cartão SUS e o RG.
A Campanha Agosto Azul foi instituída em 2012 no Estado do Paraná. Em Nova Santa Rosa, as atividades alusivas à campanha foram realizadas durante todo o mês. De acordo com o secretário de Saúde de Nova Santa Rosa, Noedi Max Hardt, é muito importante a realização de campanhas de conscientização. “É visível a importância de campanhas de conscientização e incentivo à prevenção e detecção precoce de diversas doenças que atingem a nossa população. A Campanha Agosto Azul é dedicada a saúde do homem e tem o objetivo de chamar a atenção para a importância de hábitos saudáveis e preventivos para a saúde.”, diz.
Os cuidados importantes e fundamentais para a saúde do homem são: praticar atividades físicas, manter uma alimentação saudável, evitar o tabagismo e o excesso de bebidas alcoólicas e visitar um médico regularmente. “Nós do poder público queremos que os homens nova-santa-rosenses tenham bons hábitos e um estilo de vida saudável. A Campanha Agosto Azul tem o objetivo de reforçar isso e mobilizar a comunidade.”, enfatiza o secretário de Saúde, Noedi Hardt.

Secretário de Saúde, Noedi Hardt.

AGOSTO AZUL
A Campanha Agosto Azul incentiva os homens a se cuidarem, ela foi instituída em 2012 no Estado do Paraná. Na oportunidade foi definido que o mês de agosto seria dedicado à realização de ações para incentivar a prevenção e a promoção da Saúde do Homem. O objetivo principal é motivar a mudança cultural para que os homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave. Exames simples como testes para diabetes, hipertensão, aids e hepatite estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais.