Alunos das escolas municipais tiveram primeira aula do Proerd

A Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, voltou a implantar o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência nas escolas do município. As aulas estão sendo aplicadas nas quartas e quintas-feiras pelo Soldado Evandro Spier. Na última semana os alunos dos quintos anos da Escola Municipal Getúlio Vargas, da Escola Municipal Santa Terezinha, da Escola Municipal Willy Barth e da Escola Municipal Arnaldo Busato, tiveram a primeira aula, onde foi apresentado o programa e o material de apoio que será usado nas atividades.
O Proerd é desenvolvido no seio de algumas escolas paranaenses e é uma parceria entre Escola, Polícia Militar e Família. Os professores, alunos, policiais e pais interagem pedagogicamente no processo de ensino e aprendizagem, buscando em um trabalho extracurricular, a formação de uma rede protetiva, que viabilize a potencialização de grupos sociais sadios, buscando a perspectiva de um amanhã digno de ser vivido.

PROERD
O Proerd é um programa desenvolvido nas escolas com os alunos dos 5º anos e tem como objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida, e mostrar a importância de manter-se longe das drogas e da violência. O programa é pedagogicamente estruturado em lições ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. Os policiais militares são treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de uma metodologia especialmente voltada para as crianças e adolescentes. O programa oferece em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo. Além disso, o Proerd reforça a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos.
Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, na ocasião prestam o compromisso de se manterem afastados e longe das drogas e da violência.