Alunos participam de atividades alusivas ao Dia Mundial da Água

Os alunos das escolas municipais da sede e dos distritos do município de Nova Santa Rosa, participaram durante todo o mês de março de uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. As atividades foram feitas por meio de parceria entre a Prefeitura de Nova Santa Rosa, Itaipu Binacional e Sanepar. As atividades diferenciadas foram desde jogos e palestras sobre os cuidados com a água, até visitas a campo para ver uma perfuração de poço artesiano no município.

A CORRENTE DO BEM
No dia 22 de março foi realizada uma ação integrada entre todos os municípios da Bacia do Paraná 3 e Amop. A ação intitulada “Minha Atitude Faz a Diferença”, foi uma corrente do bem com a proposta de desenvolver um trabalho de sensibilização integrado ao Projeto Encontros e Caminhos. A metodologia utilizada são vídeos, dinâmicas em grupo sobre a água e sua importância para a manutenção da vida. E foi realizada a distribuição de fitinhas a cada participante, contendo a frase “Minha Atitude Faz a Diferença”. A proposta é que fiquem amarradas ao pulso comprometendo quem usar a realizar ações que contribuam com a sustentabilidade ambiental de seu território, especialmente na proteção das águas.

ECOEXPRESSO
Nos dias 28 e 29 de março os alunos dos terceiros, quartos e quintos anos participaram das atividades com o ônibus EcoExpresso Sanepar – Projeto do Rio ao Rio. Um ônibus especialmente preparado com maquetes, painéis e outros recursos para disseminar práticas de preservação da água. Em todo o caminho, o uso consciente da água ganha destaque, assim como a conservação das matas ciliares e o consumo consciente de recursos naturais.
Considerando que em sala de aula é conteúdo contemplado no currículo escolar e além destas atividades citadas acima trabalharam em sala de aula explorando o conteúdo com registros de diversas atividades.

PERFURAÇÃO POÇO ARTESIANO
Além de todas as atividades acima descritas, também acompanharam a perfuração de um poço artesiano no Parque de Exposições Joia do Oeste no município de Nova Santa Rosa. Os alunos dos terceiros e quintos anos de Vila Cristal e Alto Santa Fé, e os alunos dos terceiros, quartos e quintos anos de Planalto do Oeste, realizaram o acompanhamento da perfuração, com explicações do geólogo da Sanepar, responsável pela obra e do ex-extensionista do Instituto Emater, Dorival Schnekemberg, além do presidente da Câmara de Vereadores, Ari Schmidt, e das professoras da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Nova Santa Rosa, que explanaram e tiraram as dúvidas do alunos.
A perfuração de poços artesianos faz parte da Reestruturação do Sistema de Abastecimento de Água das Linhas Gabiroba e Guaçu e do Reabastecimento Público, tendo em vista que o poço perfurado no Parque de Exposições servirá para abastecimento dos caminhões pipas da prefeitura que atendem toda a população nova-santa-rosense.