Atividades do Proerd iniciam na quinta-feira (24)

A Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, inseriu nas escolas municipais o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. O programa vai iniciar nesta quinta-feira (24) com todos os alunos dos quintos anos das escolas municipais. As aulas serão aplicadas pelo Soldado Evandro Spier nas quartas e quintas-feiras de acordo com o calendário ajustado com as equipes pedagógicas de cada escola. O Proerd é desenvolvido no seio de algumas escolas paranaenses e é uma parceria entre Escola, Polícia Militar e Família. Os professores, alunos, policiais e pais interagem pedagogicamente no processo de ensino e aprendizagem, buscando em um trabalho extracurricular, a formação de uma rede protetiva, que viabilize a potencialização de grupos sociais sadios, buscando a perspectiva de um amanhã digno de ser vivido.
O lançamento oficial do Proerd foi realizado no dia 17 deste mês e contou com a presença do prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, dos secretários municipais, diretoras das escolas municipais e dos policiais militares do município. O programa fazia parte da educação do município entre os anos de 2005 a 2012, sendo retirado no ano de 2013, voltando agora em 2017 para as escolas. O Proerd foi retomado devido aos inúmeros pedidos de pais e professores para que os alunos voltassem a ter a instrução do programa que é tão importante para a educação das crianças.

PROERD
O Proerd é um programa desenvolvido nas escolas com os alunos dos 5º anos e tem como objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida, e mostrar a importância de manter-se longe das drogas e da violência. O programa é pedagogicamente estruturado em lições ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. Os policiais militares são treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de uma metodologia especialmente voltada para as crianças e adolescentes. O programa oferece em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo. Além disso, o Proerd reforça a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos.
Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, na ocasião prestam o compromisso de se manterem afastados e longe das drogas e da violência.