Aulas do Proerd iniciam na quinta-feira (02) em Nova Santa Rosa

Os quintos anos das escolas municipais de Nova Santa Rosa contarão com uma aula diferenciada a partir de quinta-feira (02). Na data, terão início as atividades do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O programa atenderá as escolas municipais da sede e dos distritos. As aulas serão ministradas pelas soldadas Érica e Larisa, que são as responsáveis por repassar o conhecimento aos alunos.
A abertura do Proerd 2018 foi na quinta-feira (26), na sala de reuniões da Sala do Empreendedor. Na oportunidade, as soldadas conversaram com as diretoras e professoras dos quintos anos das escolas que serão atendidas pelo programa. O encontro contou também com a presença da secretária de Educação e Cultura, Nilza Gerling e da equipe de trabalho da Secretaria de Educação. Neste ano o programa conta com o apoio do Sicredi e do Copagril.
O Proerd foi retomado em Nova Santa Rosa no ano de 2017, depois de quatro anos fora das escolas do município. O programa fazia parte da educação dos nova-santa-rosense entre os anos de 2005 e 2012, sendo retomado em 2017 e seguindo agora em 2018. As aulas iniciam neste mês e encerram em novembro, com cerimônia de formatura.

PROERD
O Proerd é um programa desenvolvido nas escolas com os alunos dos 5º anos e tem como objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida, e mostrar a importância de manter-se longe das drogas e da violência. O programa é pedagogicamente estruturado em lições ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. Os policiais militares são treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de uma metodologia especialmente voltada para as crianças e adolescentes. O programa oferece em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo. Além disso, o Proerd reforça a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos.
Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, na ocasião prestam o compromisso de se manterem afastados e longe das drogas e da violência.

Fotos: Emanuela Schaedler Schnekemberg