Cadastramento biométrico: Prefeitura disponibiliza ônibus para transporte de eleitores

A Prefeitura de Nova Santa Rosa disponibiliza a partir do dia 06 de maio um ônibus para transporte dos eleitores que desejam realizar o cadastramento biométrico do título de eleitor no município de Palotina. As inscrições devem ser realizadas no paço municipal com Volnei no Departamento de Tributação. Os interessados devem comparecer para realizar a inscrição com um dia de antecedência do dia que desejam realizar o cadastro, para organização da lista de passageiros, portando o documento de identificação com foto (RG). O ônibus sairá da frente da prefeitura de segunda à sexta-feira às 13h15.
Sem a biometria, os eleitores terão o título cancelado e estarão impedidos de votar. Além da aplicação da multa, haverá problemas com o CPF (Cadastro de Pessoa Física), não sendo possível a realização de empréstimos em bancos públicos, renovação da matrícula em estabelecimento oficial de ensino; inscrição em concurso público, obtenção de passaporte, entre outros.

CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral, merecendo destaque o desenvolvimento das urnas com leitor biométrico, que possibilitam ao eleitor registrar seu voto por meio de identificação biométrica (através de sua impressão digital). No dia da votação, após a prévia apresentação dos documentos, a identidade do eleitor será confirmada por meio da sua impressão digital. Se o mesário tiver dúvidas com relação ao eleitor, ou se a sua digital não for reconhecida, ele terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para a confirmação da identidade.