Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

ENTREGA

O Prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, juntamente com o vice-prefeito, Noidi Max Hard, secretários, vereadores e o Deputado estadual José Carlos Schiavinato, entregaram para comunidade  nesta quinta-feira (20), o caminhão para a Coleta Seletiva.

O caminhão foi entregue pelo Deputado, ao prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, no mês de fevereiro. O investimento foi de R$ 250 mil e faz parte de um convênio do Sistema Integrado de Coleta Seletiva, coordenado pelo Instituto Águas do Paraná, vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Na primeira etapa os municípios receberam um caminhão para a Coleta Seletiva. A segunda parte do Convênio contempla a capacitação, com a parceria do Instituto das Águas e o programa EccoCidadão/ SANEPAR.

“Com esse novo equipamento, o serviço de coleta seletiva em nosso município será ainda mais eficiente, bem como irá trazer mais segurança aos catadores e facilidade no transporte.”, enfatiza o Prefeito de Nova Santa Rosa Norberto Pinz.

OBJETIVO

O objetivo é implantar nos municípios, cooperativas de catadores de materiais recicláveis. A Ascarosa – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e/ou Aproveitáveis de Nova Santa Rosa, é um exemplo de Coleta Seletiva.

CONTRAPARTIDA

Como contrapartida, os municípios deverão disponibilizar, motorista para o veículo da coleta, combustível e a manutenção dos equipamentos.

COLETA SELETIVA

Atualmente no Brasil apenas 18% dos municípios têm coleta seletiva, enquanto no Paraná são 50%, entre eles Nova Santa Rosa, que instituiu o sistema de coleta seletiva no ano de 2015. A coleta é feita todas as quintas-feiras no período da manhã e passa por todas as ruas da cidade. A meta é que todos os municípios paranaenses tenham sistema de coleta seletiva. Isso contribui para o desenvolvimento social e ambiental do Estado. O Estado irá investir R$ 400 mil em cada município. “A meta até 2018, é atender a todos os municípios paranaenses de pequeno e médio porte com a coleta seletiva, e o prefeito Norberto e a população de Nova Santa Rosa podem continuar a contar com o nosso trabalho”, garantiu Schiavinato.

MATERIAL RECICLÁVEL

Através da reciclagem os materiais separados poderão ser utilizados como matéria prima para a fabricação de um novo produto. É aí que entra a coleta seletiva de lixo que nada mais é que a separação e acondicionamento de materiais que podem ser reciclados, como, papéis, metais, plásticos e vidros, entre outros. O lixo orgânico, que são restos de alimentos, cascas de frutas, legumes, folhas e até a erva de chimarrão deve ser separados do restante, pois podem ser transformados em adubo.

A reciclagem é essencial para a economia de recursos naturais como a água e energia, recursos que estão cada vez mais escassos, e, sobretudo para diminuir o impacto ambiental causado pelo lixo gerado.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.