Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

 ENTREGA

O Prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, juntamente com o vice-prefeito, Noidi Max Hard, secretários, vereadores e o Deputado estadual José Carlos Schiavinato, entregaram para comunidade  nesta quinta-feira (20), o caminhão para a Coleta Seletiva.

O caminhão foi entregue pelo Deputado, ao prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, no mês de fevereiro. O investimento foi de R$ 250 mil e faz parte de um convênio do Sistema Integrado de Coleta Seletiva, coordenado pelo Instituto Águas do Paraná, vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Na primeira etapa os municípios receberam um caminhão para a Coleta Seletiva. A segunda parte do Convênio contempla a capacitação, com a parceria do Instituto das Águas e o programa EccoCidadão/ SANEPAR.

“Com esse novo equipamento, o serviço de coleta seletiva em nosso município será ainda mais eficiente, bem como irá trazer mais segurança aos catadores e facilidade no transporte.”, enfatiza o Prefeito de Nova Santa Rosa Norberto Pinz.

OBJETIVO

O objetivo é implantar nos municípios, cooperativas de catadores de materiais recicláveis. A Ascarosa – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e/ou Aproveitáveis de Nova Santa Rosa, é um exemplo de Coleta Seletiva.

 CONTRAPARTIDA

Como contrapartida, os municípios deverão disponibilizar, motorista para o veículo da coleta, combustível e a manutenção dos equipamentos.

 COLETA SELETIVA

Atualmente no Brasil apenas 18% dos municípios têm coleta seletiva, enquanto no Paraná são 50%, entre eles Nova Santa Rosa, que instituiu o sistema de coleta seletiva no ano de 2015. A coleta é feita todas as quintas-feiras no período da manhã e passa por todas as ruas da cidade. A meta é que todos os municípios paranaenses tenham sistema de coleta seletiva. Isso contribui para o desenvolvimento social e ambiental do Estado. O Estado irá investir R$ 400 mil em cada município. “A meta até 2018, é atender a todos os municípios paranaenses de pequeno e médio porte com a coleta seletiva, e o prefeito Norberto e a população de Nova Santa Rosa podem continuar a contar com o nosso trabalho”, garantiu Schiavinato.

 MATERIAL RECICLÁVEL

Através da reciclagem os materiais separados poderão ser utilizados como matéria prima para a fabricação de um novo produto. É aí que entra a coleta seletiva de lixo que nada mais é que a separação e acondicionamento de materiais que podem ser reciclados, como, papéis, metais, plásticos e vidros, entre outros. O lixo orgânico, que são restos de alimentos, cascas de frutas, legumes, folhas e até a erva de chimarrão deve ser separados do restante, pois podem ser transformados em adubo.

A reciclagem é essencial para a economia de recursos naturais como a água e energia, recursos que estão cada vez mais escassos, e, sobretudo para diminuir o impacto ambiental causado pelo lixo gerado.

Com informação,

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rosa

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.