Campanha de vacinação contra Febre Aftosa segue até dia 31

A Prefeitura de Nova Santa Rosa lembra todos os produtores que criam bovinos e búfalos que a vacinação contra Febre Aftosa segue até o dia 31 de maio. É necessário vacinar os bovinos e búfalos com até 24 meses, incluindo os bezerros recém-nascidos seguindo as orientações da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná).
Lembrando que é importante comprovar a vacinação até o dia 31 de maio na Unidade Local ou pelo site da Adapar. A comprovação online é segura, prática e fácil. A vacinação e a comprovação na campanha são obrigatórias, previstas em legislação estadual. Não vacinar ou não comprovar acarreta multa e impedimento do transporte de animais.

CUIDADOS
Os produtores devem seguir algumas instruções sobre os cuidados durante a vacinação. Sempre conservar a vacina em local resfriado, na geladeira ou em caixa isotérmica com gelo. Nunca congelar ou expor direto ao sol. Levar a vacina diretamente da loja para a propriedade em local resfriado, para que não perca o efeito. Aplicar a vacina com agulhas e seringas bem limpas e desinfetadas. Lembrar que a dose da vacina mudou para 2mL, aplicar 2mL independentemente da idade, do tamanho e do peso do animal e aplicar a vacina na tábua do pescoço, preferencialmente via subcutânea (embaixo do couro do animal).