Caravana Tá no Rumo chega ao município de Nova Santa Rosa

Ação conta com exposição interativa e cinedebate; objetivo é levar informações de qualidade a adolescentes sobre saúde, sexualidade e projetos de vida

O município de Nova Santa Rosa recebe nos dias 5 e 6 de dezembro, a caravana da campanha Tá no Rumo. A caravana faz parte do projeto Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência nos Municípios do Oeste do Paraná, iniciativa da ITAIPU Binacional e do Fundo de População das Nações Unidas e apoiada pela Prefeitura de Nova Santa Rosa. A caravana Tá no Rumo ficará na Praça da Bíblia em frente ao Teatro Municipal Gustavo Fischer. A exposição permanece aberta nos dois dias, das 9h às 18h, e é preciso ter ao menos 15 anos de idade para visitar. A sessão de cinedebate é livre e ocorre no dia 5, a partir das 18h. Todas as atividades da caravana são gratuitas.

ATIVIDADES
A caravana é composta por duas atividades. A primeira é uma exposição interativa, onde adolescentes são convidados a pensar hoje sobre o futuro. Em diferentes ambientes, são apresentados desafios e dúvidas constantes do público adolescente sobre saúde, relacionamentos, conhecimento sobre o próprio corpo e direitos. A segunda atividade é um cinedebate, do qual participam profissionais que estão sendo capacitados pelo projeto e adolescentes do município. Após o debate, há uma sessão de cinema ao ar livre, com o filme brasileiro “Fala sério, mãe!”.

TÁ NO RUMO
Todos os anos no Brasil, cerca de 500 mil bebês nascem de mães com idade entre 10 e 19 anos. No geral, são gravidezes que não foram planejadas para aquele momento, acontecendo em decorrência da falta de informações, de acesso a métodos contraceptivos ou até mesmo de situações de abuso e violência.
Para tentar mudar essa realidade, a ITAIPU Binacional e o Fundo de População das Nações Unidas lançam a Campanha Tá no Rumo. Além de conteúdos para redes sociais, a campanha conta com uma caravana que rodará a região Oeste do Paraná, levando informação de qualidade por meio de uma exposição interativa e cinedebate.
“A campanha Tá no Rumo busca levar informações precisas e confiáveis a adolescentes sobre seus direitos, saúde, corpo e relacionamentos. Também busca estimular para que pensem sobre seus projetos de vida, sobre onde gostariam de chegar, e de que forma uma gravidez não intencional poderia mudar esse curso”, afirma a oficial de programa do UNFPA para o tema de Saúde Reprodutiva e Direitos, Anna Cunha. “A campanha fala diretamente com os e as adolescentes. Antes disso, desde o início do segundo semestre, profissionais que trabalham com esse público nos municípios foram capacitados nas oficinas do projeto para oferecerem um atendimento mais acolhedor. São ações que se complementam para levar informação e serviços de qualidade, voltadas especialmente a adolescentes”, completa.