Comitê Gestor do Covid-19 se reuniu nesta sexta (27) em Nova Santa Rosa

Os membros do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19 se reuniram no fim da tarde desta sexta-feira (27) para dialogar sobre o Decreto 4.421/2020. Ficou decidido que o Art. 2º do decreto (Art. 2º Ficam suspensas, no Município de Nova Santa Rosa , a partir de 21 de março de 2020, às 23:59 horas, pelo período de 10 (dez) dias, corridos, as atividades dos estabelecimentos comerciais varejistas, de casas noturnas, pubs, lounges, tabacarias, boates e similares, academias de ginástica, casas de eventos, clubes, associações recreativas e afins, playgrounds, salões de festas, piscinas, bares e lanchonetes, mesmo os localizados junto a postos de combustíveis, atividades religiosas coletivas, hotéis e demais atividades em espaços e áreas de uso comum, ressalvado o disposto nos parágrafos deste artigo) não será prorrogado. As ações contidas no decreto valem pelo período de 10 dias corridos, encerrando na terça-feira (31).
O decreto que recomenda a RETOMADA DAS ATIVIDADES COM RESTRIÇÕES será publicado no início da próxima semana.

ASSEMBLEIA AMOP
A decisão foi tomada após assembleia online da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – Amop, que orientou os municípios para a liberação do comércio a partir do dia 1º de Abril de 2020. O prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, participou da decisão que ocorreu por unanimidade de votos pela reabertura gradual do comércio nas cidades da região. Porém, para que a reabertura do comércio ocorra, as prefeituras devem respeitar uma série de recomendações para que o procedimento seja desencadeado de forma segura e respeite todos os protocolos de controle de fluxo de pessoas e higiene que são exigidos pelas autoridades sanitárias. Isso significa que devem ser respeitadas regras de distanciamento entre pessoas, evitar qualquer tipo de aglomeração de público, manter produtos de higienização, como álcool gel 70%, ao alcance de todos, a ventilação adequada nos ambientes e o controle de fluxo de pessoas, entre outras medidas.
Outra recomendação da Amop é manter as aulas suspensas e incentivar para que o público alvo composto pelos grupos de risco suscetíveis ao novo coronavírus, como idosos, portadores de comorbidades e outras enfermidades, permaneçam em suas casas.
É importante lembrar que a retomada deve ser coordenada com os devidos cuidados e recomendações, pois se trata da preservação da vida.

CORONAVÍRUS
A Prefeitura de Nova Santa Rosa reforça aos nova-santa-rosenses quais são as medidas de prevenção que devem ser adotadas diante da pandemia do novo coronavírus. É importante que a população adote cuidados básicos de higiene para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias, como lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo da unha, limpar os objetos mais manuseados com álcool em gel, manter os ambientes sempre ventilados e arejados, e cobrir a boca e o nariz com o braço ou com um lenço descartável ao tossir ou espirrar. As máscaras devem ser utilizadas apenas por quem já apresenta os sintomas da doença ou tiver contato com pessoas infectadas. É importante não compartilhar objetos pessoais, como toalhas, talheres, canetas e celulares; evitar lugares com muita concentração de pessoas; não tocar o nariz, olhos e boca antes de lavar as mãos e não cumprimentar as pessoas com abraços, beijos e apertos de mão.
Confira as informações completas sobre prevenção, transmissão, sintomas e tratamento no site http://www.coronavirus.pr.gov.br, desenvolvido pelo Governo do Estado.
A conscientização da população é muito importante neste momento.

Fotos: Emanuela Schaedler Schnekemberg