Compdec entrega Plano de Contingência e Cartão de Pagamento Defesa Civil ao Município

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – Compdec de Nova Santa Rosa, entregou ao prefeito Norberto Pinz, o Plano de Contingência e o cartão de pagamento defesa civil. Na ocasião esteve presente o Comandante do 3º Subgrupamento do 4º Grupamento de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon, Capitão Zajac, que enfatizou que Nova Santa Rosa é um dos únicos municípios da região que finalizou e entregou o Plano de Contingência. O plano de contingência é uma ferramenta que foi desenvolvida com o objetivo de auxiliar a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil a criar mecanismos de preparação e resposta a desastres na esfera do município.
O Cartão de Pagamento Defesa Civil é um meio de pagamento específico para ações de Defesa Civil, que visa auxiliar a Administração Pública no controle dos gastos, com agilidade e segurança, este cartão é destinado aos representantes das Unidades de Governos dos órgãos da Administração Pública Estadual e Municipal, que se enquadrem nos ternos da legislação em vigor para ações da defesa civil. O cartão é utilizado somente em ações de socorro, assistência e restabelecimento, exclusivamente em situações de emergência ou estado de calamidade pública, como meio de pagamento de despesas.

DEFESA CIVIL
A Defesa Civil é a participação da comunidade na defesa da própria comunidade. É o conjunto de medidas permanentes que visam evitar, prevenir ou minimizar as consequências dos eventos desastrosos e a socorrer e assistir as populações atingidas, preservando sua moral, limitando os riscos e perdas materiais e restabelecendo o bem estar social. Atua adotando medidas preventivas de socorro, assistenciais e recuperativas, tanto em situações de normalidade, quanto de anormalidade – situação de emergência ou estado de calamidade pública.
Estiveram presentes na entrega, o prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, o secretário de Finanças, Ari Schmidt, a secretária de Administração e Planejamento, Leila Schach Sudbrack, a secretária de Educação e Cultura, Nilza Gerling, o Coordenador do Compdec, Jaime Sommerfeld, o Capitão Zajac do 3º Subgrupamento do 4º Grupamento de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon, e os representantes das entidades do município.