Coro Jovem Masculino se apresenta em Festival Internacional

816

O Coro Jovem Masculino ‘Nós da Voz’ se apresentou neste final de semana no XXI Festival Internacional de Corais na cidade de Maringá. O Diretor do Departamento de Cultura de Nova Santa Rosa, Fabiano Cassimiro, acompanhou o grupo no evento que ocorreu entre 15 e 18 de junho e contou com a participação de diversos corais de renome, como por exemplo, o Coro Universitário Mackenzie de São Paulo. Neste ano 528 pessoas, divididas em 16 grupos foram selecionadas para participar do festival, que contou com grupos do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e do Paraguai. O festival ocorre há 21 anos na cidade de Maringá e conta com a participação apenas de coros selecionados e convidados.
O Coro Jovem Masculino Nós da Voz se apresentou na sexta-feira (16), onde cantou e encantou o público com as músicas: Difficile Lectu, Deus de Promessas e Morena do Mar. No sábado todos os integrantes do festival se uniram e formaram o Corão, que se apresentou no Maringá Park Shopping Center. Além das apresentações, alguns jovens coralistas de Nova Santa Rosa participaram da oficina “Regência Coral”.

FLASHMOB
Além das apresentações no festival, os meninos realizaram um Flashmob, por meio de uma iniciativa dos mesmos, no restaurante em que pararam para o almoço na volta do evento, em Umuarama. De acordo com o Diretor do Departamento de Cultura, Fabiano Cassimiro, os meninos foram muito aplaudidos, o público presente pediu “bis”, e o Coro atendeu cantando mais algumas músicas. O flashmob é uma aglomeração instantânea de pessoas, previamente combinada, mas inesperada pelo público presente.

CORO JOVEM MASCULINO
O Coro Jovem Masculino é formado por cerca de 50 jovens e adolescentes, tenores e barítonos dos quatro coros juvenis que formam a rede do Movimento Coral Juvenil no Oeste do Paraná.
Idealizado pelo regente Gerson Daniel Giese, este coro de rapazes, dos municípios de Nova Santa Rosa, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado e Toledo, vê na música vocal uma forma de expressar e sentir a música por meio de uma sonoridade diferente e única: apenas vozes masculinas.
Fundado em 16 de Junho de 2016, o coro jovem masculino realiza ensaios esporádicos. Tem o acompanhamento técnico vocal de Michele Coelho e Djonatan Ledur e pianista Anderson Back. O grupo é dividido em vozes agudas, 1º tenor e 2º tenor; e vozes graves, barítonos e baixos.
Para ingressar no grupo, o cantor precisa ter uma caminhada dentro da música coral e ser selecionado dentre o seu coro, uma vez que o grau de exigência do repertório e das suas performances é o requisito primordial para o bom andamento do coro jovem masculino.

Com informação,
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rosa