Coronavírus: Decreto reforça prevenção e suspende aulas e eventos em Nova Santa Rosa

O município de Nova Santa Rosa divulgou nesta quarta-feira (18) o Decreto 4.417/2020, que dispõe sobre as medidas de controle e prevenção para enfrentamento da emergência em saúde pública da importância internacional decorrente do Novo Coronavírus (COVID-19). Seguindo as instruções da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde do Paraná e da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), o prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, assinou o decreto que suspende as aulas em todas as escolas e centros municipais de educação infantil do município por tempo indeterminado a partir de sexta-feira (20). Bem como cancela os eventos alusivos à programação de aniversário de Nova Santa Rosa, previstas para abril. Adiando apenas a escolha da Miss Nova Santa Rosa e Miss Nova Santa Rosa 3ª Idade para data a ser definida.
As medidas estão sendo tomadas como forma de prevenção da disseminação do Coronavírus (Covid-19).
É importante lembrar que as paralizações em escolas, ginásios, apresentações culturais e outros eventos que reúnam pessoas é um distanciamento social. O objetivo é evitar aglomerações de pessoas e assim a disseminação do vírus. A suspensão das atividades é para que a população fique EM CASA e não se exponha ao risco de contaminação. A conscientização da população é muito importante neste momento.

PREVENÇÃO
Entre as medidas de prevenção que foram instituídas pelo Ministério da Saúde estão o reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar, o isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias.
Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequências, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mão e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e a sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus.

Confira aqui o Decreto 4.417/2020 na íntegra.