Crianças nascidas em 2013/2014 devem se vacinar contra febre amarela

256

Desde janeiro deste ano a vacina da febre amarela voltou ao calendário vacinal de crianças a partir dos 4 anos de idade. Há dois anos o Ministério da Saúde havia retirado a vacina para esta faixa etária, por isso agora há busca ativa para que crianças nascidas em 2013/2014 recebam a proteção contra a febre amarela. Para serem vacinadas as crianças acompanhadas dos pais e/ou responsáveis devem ir até o Posto de Saúde levando consigo a caderneta de vacinação.

As doses devem ser aplicadas aos 9 meses e 4 anos de idade. Até o ano passado, a recomendação era que apenas uma dose seria suficiente para proteger o indivíduo durante toda a vida, independentemente da idade em que fosse aplicada. Entretanto, o Ministério da Saúde, divulgou que há diminuição da resposta imunológica da criança vacinada muito cedo. Por esse motivo, há necessidade do reforço aos 4 anos de idade.

SINTOMAS

Início súbito de febre;

Calafrios;

Dor de cabeça intensa;

Dores das costas;

Dores no corpo em geral;

Náuseas e vômitos;

Fadiga e fraqueza.

COMO É TRANSMITIDA?

O vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A doença não é passada de pessoa a pessoa. A série histórica da doença no Brasil tem demonstrado maior frequência de ocorrência de casos humanos nos meses de dezembro e maio, como um padrão sazonal.

Com informação,

Analiza Vissotto
Chefe de Unidade de Imprensa e Comunicação – Portaria 085/2020.
Prefeitura de Nova Santa Rosa
Avenida Tucunduva, 833.
comunicacao@novasantarosa.pr.gov.br
www.novasantarosa.pr.gov.br
(45) 3253-1144 – ramal 232