Dia D da BNCC teve fórum entre professores e educadores infantis da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou o Dia D da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) nesta quarta-feira (07) e quinta-feira (08) na Escola Municipal Getúlio Vargas. A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Participaram do evento todos os professores e educadores infantis da rede municipal de ensino. A secretária de Educação e Cultura, Nilza Gerling, também esteve presente acompanhando a programação.

BNCC
A BNCC como referência nacional e obrigatória, norteará os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. A Base estabelece conhecimento, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos políticos e estratégicos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcional a educação brasileira para formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

FÓRUM JEPP
Além do Dia D da BNCC as professoras também participaram de fórum sobre o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP. O programa incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores. A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.