Dia D da vacinação contra HPV será neste sábado (19)

A Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio da Secretaria de Saúde, realizará neste sábado (19) o Dia D da Campanha de Vacinação contra o HPV – Vírus do Papiloma Humano. Devem se vacinar meninos com idade entre 11 a 14 anos 11 meses e 29 dias e meninas com idade entre 09 a 14 anos 11 meses e 29 dias. A vacina pode ser feita das 8h às 17h no Centro de Saúde Lídia Boll da Sede, e as Unidades Básicas de Saúde de Alto Santa Fé, Vila Cristal e Planalto do Oeste. Na hora da vacina o adolescente deve ter em mãos o cartão de vacinação.
A vacina contra o HPV – Vírus do Papiloma Humano é aplicada em forma de injeção e previne além do HPV, o câncer de colo de útero, câncer de pênis, garganta e ânus. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde – SUS é quadrivalente, que protege contra os quatro tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil, 6, 11, 16 e 18. Os tipos 6 e 11 não estão relacionados com câncer, mas são os causadores de verrugas genitais. O 16 e o 18 são potencialmente oncogênicos (que ocasiona ou contribui para o surgimento de tumores cancerosos). Depois de tomar a vacina o corpo produz os anticorpos necessários para combater o vírus e assim, caso a pessoa seja infectada, ela fica protegida e não desenvolve a doença. A prevenção é feita em duas doses, a inicial e a segunda, que é aplicada seis meses após a primeira.