Equipe da Secretaria de Educação participou da 3ª Etapa Intermunicipal da Conae

A secretária de Educação e Cultura, Nilza Gerling, junto com representantes da Secretaria de Educação, das escolas municipais, estaduais e dos cmeis, de alunos, representantes da APMF, do conselho tutelar e da câmara de vereadores, participaram da 3ª Etapa Intermunicipal da Conferência Nacional de Educação – Conae. O encontro foi realizado no auditório da Universidade Paranaese – Unipar, em Toledo, na sexta-feira (15).
Além de Nova Santa Rosa, participaram do evento outros 15 municípios que são jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo. Sendo eles, Quatro Pontes, Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa e Toledo.

CONAE
A Conae representa a democratização da educação, possibilitando que sejam revistos os Planos Municipais e Estaduais para além das discussões, quando os Poderes Públicos e a sociedade em geral apresentam propostas para a construção e implementação de políticas públicas para o segmento. Também objetiva acompanhar avanços, rediscutir estratégias e formular novas propostas de políticas públicas para a área da educação. Entre as principais discussões está a que envolve a criação do Sistema Nacional de Educação, tido como fundamental para que municípios e estados possam atuar de forma mais integrada e eficiente no que diz respeito, por exemplo, à gestão dos recursos da educação. A Conae também é um espaço dedicado ao acompanhamento da execução do Plano Nacional de Educação (PNE), que, sancionado em 2014, tem metas e estratégias voltadas para a melhoria da qualidade da educação pública brasileira.