Equipe do Centro de Saúde Lídia Boll recebe nova médica cubana

A equipe do Centro de Saúde Lídia Boll, recepcionou nesta quinta-feira (27) a nova médica cubana que foi encaminhada ao município de Nova Santa Rosa por meio do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Yerneis Tellez Hechavarria veio de Santiago de Cuba e foi recebida no município prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, pela primeira-dama Ivone Rode Pinz, pelo vice-prefeito e secretário de Saúde, Noedi Max Hardt, pelo secretário de Finanças, Ari Schmidt, pela secretária de Administração e Planejamento, Leila Schach Sudbrack, pelo secretário da Junta de Serviço Militar, Carlos Hennig, pelo Chefe do Setor de Assistência Médica, Mário Schweig, pelo Chefe de Serviços de Vigilância Sanitária, José Roberto Garai, pelos vereadores Felipe Schindler e Marli Hardt, e por toda a equipe de trabalho do Centro de Saúde Lídia Boll.
A médica Yerneis Tellez Hechavarria veio da província de Santiago de Cuba, e deve permanecer no município de Nova Santa Rosa por três anos, tempo de duração do contrato estabelecido pelo Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde.
Nova Santa Rosa é um dos únicos municípios da região que está recebendo médicos cubanos novamente, contando agora com três médicas estrangeiras que atenderão a comunidade. A conquista de trazer mais médicos ao município se dá pelo empenho da Secretaria de Saúde no envio dos documentos que viabilizaram a vinda das médicas. Yerneis, Liudys e Lorelys são as médicas cubanas que permanecerão no município durante os três anos, realizando atendimentos tanto no Centro de Saúde Lídia Boll da sede, quanto nas Unidades Básicas de Saúde dos três distritos.

MAIS MÉDICOS
O “Mais Médicos” é um programa do Governo Federal, mantido pelo Ministério da Saúde e conta com o apoio dos estados e dos municípios, o objetivo do programa é melhorar o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde o SUS.
O programa leva médicos para as regiões onde há escassez ou ausência dos profissionais. O Mais Médicos se somou a um conjunto de ações e iniciativas do governo para fortalecer a Atenção Básica do país. A Atenção Básica é a porta de entrada preferencial do SUS e está presente em todos os municípios e próximo de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.