Ler e escrever é um direito de todos

As aulas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Nova Santa Rosa iniciaram nesta semana na Escola Municipal Getúlio Vargas. No entanto, quem quiser participar ainda pode procurar a secretaria da escola. As aulas são gratuitas e abertas para toda população.

Conforme informações da Secretaria de Educação e Cultura de Nova Santa Rosa ler e escrever é um direito de todos. Assim, o EJA é destinado aos jovens e adultos que não complementaram ou nem iniciaram a educação básica em idade apropriada, por qualquer motivo.

As aulas do 1º ao 5º ano (antigo primário) podem ser feitas por jovens a partir dos 16 anos – na rede municipal, sendo os horários noturnos e acessíveis. A carga horária é de 100 dias letivos por fase. No total o Ensino Fundamental I pode ser concluído em 2 anos (4 fases). Os demais anos escolares – Ensino Fundamental II e Ensino Médio – podem ser feitos na rede estadual.

UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

Quem aproveitou o EJA e mostrou que não há idade certa para o aprendizado é dona Maria do Socorro Garai, de 68 anos. Natural do Pernambuco, dona Maria veio para o Paraná aos sete anos de idade e devido as dificuldades da vida – começar a trabalhar cedo – não pode estudar. “Eu tinha que cuidar da minha irmã, depois trabalhar na roça e minha mãe não apoiava muito. Ela não entendia”, recorda.

Dona Maria diz com pesar que a falta de estudos lhe prejudicou muito. “Eu morria de vergonha, demorei anos para fazer meus documentos, e quase todos só tinham minha digital. Até aprendi a copiar meu nome, mas sempre quis saber que letras eram”, fala.

Até que um dia dona Maria resolveu dar um basta. “Fui fazer uma consulta médica e pensei ‘eu também quero assinar meu nome’”. Assim, a moradora de Nova Santa Rosa, há mais de 30 anos, começou sua história de superação. “Já parei de estudar em alguns momentos, é difícil, mas com fé consegui voltar e agora quero concluir o ensino médio”, conta dona Maria afirmando que vale a pena o esforço. “Além de conseguir assinar meu nome agora tenho um celular. Entrei para a era digital”, brinca a idosa que se comunica com toda a família via Facebook e Whatsapp.

Analiza Vissotto

Chefe de Unidade de Imprensa e Comunicação – Portaria 085/2020.
comunicacao@novasantarosa.pr.gov.br
(45) 3253-1144 – ramal 232