Médicas cubanas iniciam atendimentos em Nova Santa Rosa

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Noedi Max Hardt, junto com o Chefe do Setor de Assistência Médica, Mário Schweig, acompanharam os primeiros atendimentos das médicas cubanas no Centro de Saúde Lídia Boll. Lorelys Diaz e Liudys Gonzales iniciaram os trabalhos no município nesta semana, o primeiro dia de atendimento foi no Centro de Saúde Lídia Boll na sede. As médicas tiveram o apoio dos servidores da Secretaria de Saúde para auxiliar a comunicação entre médica e paciente durante a consulta, mas de acordo com os primeiros pacientes, as médicas falam e entendem bem o português.

ATENDIMENTOS
De acordo com o Chefe do Setor de Assistência Médica, Mário Schweig, o cronograma de atendimento das médicas inclui o centro de saúde da sede e as unidades básicas e saúde dos três distritos. Ele foi montado conforme as diretrizes do programa “Mais Médicos” do Governo Federal, os médicos fazem exclusivamente o atendimento na atenção básica como clínicos gerais ou generalistas. A carga horária é de 32 horas semanais de atendimento nos postos médicos e oito horas semanais de pós-graduação à distância.
A médica Lorelys Diaz atenderá nas segundas-feiras o dia todo na sede, nas terças-feiras terá o dia de estudo sem realizar atendimentos, nas quartas-feiras atenderá no período da manhã em Planalto do Oeste e a tarde na sede. Nas quintas-feiras atenderá de manhã na sede e a tarde no distrito de Alto Santa Fé, e nas sextas-feiras atenderá o dia todo na sede.
A médica Liudys Gonzales terá o dia de estudo nas segundas-feiras sem realizar atendimentos, nas terças-feiras atenderá o dia todo na sede, nas quartas-feiras atenderá de manhã na sede a tarde no distrito de Vila Cristal, nas quintas-feiras atenderá o dia todo na sede e nas sextas-feiras de manhã na sede e a tarde no distrito de Planalto do Oeste.
As médicas Liudys e Lorelys vieram da província de Artemisa na Cuba e devem permanecer no município de Nova Santa Rosa por três anos, tempo de duração do contrato estabelecido pelo Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde.

MAIS MÉDICOS
O “Mais Médicos” é um programa do Governo Federal, mantido pelo Ministério da Saúde e conta com o apoio dos estados e dos municípios, o objetivo do programa é melhorar o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde o SUS.
O programa leva médicos para as regiões onde há escassez ou ausência dos profissionais. O Mais Médicos se somou a um conjunto de ações e iniciativas do governo para fortalecer a Atenção Básica do país. A Atenção Básica é a porta de entrada preferencial do SUS e está presente em todos os municípios e próximo de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.