Museu Dom Severino Kögl é reaberto em Nova Santa Rosa

A Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou a reabertura do Museu Dom Severino Kögl. O museu passou por reformas de pintura interna, instalação de forro, troca de iluminação interna e confecção de prateleiras para acomodação das peças de exposição. A reforma foi feita por meio de recursos próprios do Departamento de Cultura durante o ano de 2017. O Museu Municipal Dom Severino Kögl foi criado em 1988 e tem como finalidade resgatar e preservar os usos e costumes dos primeiros moradores do município de Nova Santa Rosa. O espaço, além do museu, abriga também a Biblioteca Pública Municipal Arnaldo Busato. O acervo do museu é composto por objetos, fotos e documentos sobre os pioneiros e ainda peças que retratam aspectos naturais da região.
O ato de reabertura contou com uma breve explicação da cultura alemã feita pelo professor Marcio Cristiano da Silva, que dá aulas de dança folclórica alemã e gauchesca no município de Nova Santa Rosa. Além de conhecer mais sobre a cultura alemã, os presentes puderam visitar o museu e conferir um pouco do trabalho realizado pelo Grupo de Teatro de Nova Santa Rosa, coordenado pelo professor Rafael Ortolan.

EXPOSIÇÃO
O museu conta atualmente com duas exposições, um roteiro expositivo “Palavras do Paraná” que conta com banners de diversos escritores paranaenses, entre eles Wilson Bueno, Jamil Snege, Helena Kolody, Paulo Leminski, Valêncio Xavier e Manoel Carlos Karam. As exposições vieram por meio do Departamento de Divisão Cultural da Secretaria de Estado da Educação. De acordo com o Diretor do Departamento de Cultura de Nova Santa Rosa, Fabiano Cassimiro, no próximo ano o museu contará com diversas novidades em exposições.

CONCURSO FOTOGRAFIA
Na oportunidade foi realizada a premiação do 4º Concurso de Fotografia “A Diversidade da Natureza em foco no município de Nova Santa Rosa”. Os ganhadores foram premiados pela secretária de Educação e Cultura, Nilza Gerling. O primeiro lugar ficou com Mariane R. S. Mengarda, que ganhou um smartphone. O segundo lugar com Elisa Ahner que ganhou um kit chimarrão. O terceiro lugar com Rafael Matheus Ahner que ganhou um kit de perfume O Boticário. O quarto e o quinto lugar ficaram com Miriam Beatriz Wutzke Klein que ganhou duas cadeiras de praia e um kit churrasco. O sexto lugar foi a fotografia de João Vitor D. Hafemann que ganhou um kit tererê. Todas as fotos estão expostas na Biblioteca Pública Municipal Arnaldo Busato.