Nova Santa Rosa comemorou 42 anos com festividades

O município de Nova Santa Rosa comemorou 42 anos de emancipação político-administrativa no último dia 29 de abril. A Prefeitura de Nova Santa Rosa realizou diversos eventos comemorativos no decorrer do mês. Iniciando no dia 08 com culto fraternal e noite dos corais, no dia 13 foi realizado o jantar típico alemão – Eisbein. No dia 15 ocorreu o encontro de danças folclóricas do Grupo Immer Lustig. Dia 20 foi a escolha da Miss Nova Santa Rosa. E encerrando a programação, no último final de semana, 28 e 29 de maio, foi realizado o café colonial, o desfile escolar e o almoço festivo.

CAFÉ COLONIAL

O café colonial reuniu a comunidade local e regional na sexta-feira (27) e no sábado (28). Tradicional no município, o café colonial é servido pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil há 36 anos. O evento faz parte das festividades de aniversário de Nova Santa Rosa, sempre servido no mês de abril. O tradicional Café Colonial serviu uma infinidade de produtos coloniais, produzidos pela própria comunidade, como cucas, linguiças, bolos doces e salgados, entre outros.

MISS TERCEIRA IDADE

No sábado (28), foi realizada a escolha da Miss e Mister 3ª Idade e da Miss Simpatia. O evento realizado no Clube de Idosos 25 de Julho, contou com três candidatas a Miss Simpatia e três casais disputando o título de Miss e Mister 3ª Idade. A escolha ficou por conta dos jurados, Lisete Loch, Cleonice Froelich, Odete Laufer, Vanderlei Hertz e Ademir Piovezani. Como casal Miss e Mister 3ª Idade ficaram campeões Elenir Deak Minnikel e Selvino Gust. Segundo casal ficou Matilde e Armindo Schröder, e terceiro casal Ilci Fray Fritz e Egon Fritz. A faixa de Miss Simpatia ficou com Erenita Schütz.

DESFILE ESCOLAR

Na manhã de domingo (29) foi realizado o tradicional desfile escolar na Avenida Horizontina. Neste ano o desfile teve como tema “Educação para a cidadania”. Os alunos dos cmeis, das escolas municipais e estaduais do município, participaram do desfile que contou também com a apresentação da Fanfarra do Colégio Gaspar Dutra, da Banda Marcial Municipal e da Banda de Música do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Foz do Iguaçu. Além das bandas o evento contou com o desfile de todos os projetos sociais do município de Nova Santa Rosa, desde as escolinhas de futsal e ginástica rítmica, karatê, jiu-jitsu, às oficinas de circo, artesanatos, corais infantil, juvenil e terceira idade, Projeto Viver, o grupo de teatro, os grupos de dança folclórica alemã e gauchesca, entre outros. Todas essas atividades são realizadas no contra turno escolar e mantidas pela Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação e Cultura, pelo Departamento de Esportes e Departamento de Cultura.
O desfile escolar contou com a presença de autoridades municipais e estaduais. Participaram do evento o prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, acompanhado da primeira dama, Ivone Rode Pinz. O vice-prefeito e secretário de Saúde, Noedi Max Hardt, acompanhado da esposa, vereadora Marli Hardt. Além dos deputados estaduais Ademir Bier e Elio Rusch, dos secretários municipais, diretores e vereadores. Participaram também o primeiro prefeito do município, Armindo Fischer, o Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Nova Santa Rosa, Sargento Juliano Pruinelli, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Nova Santa Rosa (Acinsar), Omir Hettwer, e a representante do Conselho Tutelar, Neusa Fragoso.
Após o desfile foi realizado o tradicional almoço festivo, promovido pelas associações de pais, mestres e funcionários (APMFs) dos cmeis e das escolas municipais e estaduais que participaram do desfile.