Nova Santa Rosa foi contemplada com kit de carrinho e cestos para coleta seletiva

O prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, esteve em Curitiba no início desta semana, participando do Encontro Estadual do Programa Reciclo Paraná. Na oportunidade a Governadora do Estado do Paraná, Cida Borghetti, assinou convênios com os municípios. Os convênios somam R$ 140 milhões, que serão usados para compra de caminhões de coleta seletiva, equipamentos compactadores e esteiras, além de conjuntos de cestos e carrinhos de coleta nas ruas. O município de Nova Santa Rosa foi indicado pelo Deputado Estadual José Carlos Schiavinato e foi contemplado com um kit composto por 10 carrinhos e 20 cestos para coleta de lixo nas ruas.
O Programa Reciclo Paraná é pioneiro no Brasil, abrange um sistema integrado de coleta seletiva de lixo, separação e venda de recicláveis para gerar renda a associações e cooperativas de recicladores. O Reciclo Paraná é coordenado pelo Instituto Águas do Paraná e tem parceria da Sanepar, do Programa de Voluntariado do Paraná (Provopar) e da Itaipu Binacional.
Em três anos, o Estado liberou mais de R$ 100 milhões para compra de caminhões específicos para coleta, maquinários para separação dos resíduos e conjuntos de carrinhos de coleta e cestos de lixo reciclável. O município de Nova Santa Rosa, já recebeu do programa Reciclo Paraná um caminhão desenvolvido especificamente para a coleta seletiva, um kit de equipamentos para os barracões de triagem composto por diversos itens. Também realizou capacitação de Associação de Catadores, em parceria com o Programa Eco Cidadão/ Sanepar/ Provopar, e agora receberá o kit com carrinhos e cestos para coleta.