Nova Santa Rosa investe na coleta seletiva de material reciclável

Unidade de Valorização de Recicláveis – UVR de Nova Santa Rosa

O município de Nova Santa Rosa investe em várias ações de conscientização sobre a reciclagem, separação correta e destino dos materiais recicláveis. Com o apoio da Itaipu Binacional e do Instituto das Águas do Paraná, a Prefeitura de Nova Santa Rosa conquistou para o município diversos materiais que auxiliam na coleta, triagem e reciclagem dos resíduos. Entre as conquistas estão um caminhão coletor, diversos equipamentos para auxiliar na triagem e reciclagem dos resíduos, além de cursos e capacitações para os coletores. A última grande conquista foi a construção de um barracão(UVR) para armazenagem, triagem e reciclagem dos materiais. A UVR – Unidade de Valorização de Recicláveis foi instalada no Parque Industrial do município e deve começar a operar no início do próximo mês.
De acordo com o prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, é muito importante o trabalho que os coletores fazem no município. “Para nós é muito importante esse trabalho realizado pelos coletores dos reciclados em nosso município. Nós geramos muito material tanto nas casas quanto nas industrias e os coletores auxiliam na separação e reciclagem disso tudo. Com o desenvolvimento da cidade a limpeza pública se torna cada vez mais essencial e nós como administração pública precisamos investir cada vez mais para que o trabalho seja sempre satisfatório para a população.”. E ainda lembrou que desde 2017 Nova Santa Rosa não passa por epidemias de dengue como as registradas em 2013 e 2016. “Lembramos que graças ao bom trabalho na manutenção da limpeza pública e com a conscientização da nossa população não tivemos mais epidemia de dengue, nem infestação de insetos. Tendo em vista que isso é fruto de um trabalho sério e dedicado que nós como município realizamos na coleta e os colaboradores da associação realizam na triagem e reciclagem dos resíduos.”.

PROGRAMA RECICLO
As ações fazem parte do Programa Reciclo – Sistema Integrado de Coleta Seletiva, realizado por meio de convênio com as prefeituras. O programa prevê a liberação de recursos para auxiliar na aquisição do caminhão, tendo como contrapartida do município a instalação dos barracões para o processamento dos materiais recicláveis e a infraestrutura e manutenção dos equipamentos. Além disso, o programa também prevê a implantação de cooperativas de catadores, onde os carrinheiros deixarão de trabalhar nas ruas para atuarem nos barracões. O sistema permite não apenas a ampliação da produtividade, mas também o aumento da receita das famílias, uma vez que, a proposta do programa é criar grupos de economia solidária que dividam os lucros entre eles.

CRONOGRAMA
Em Nova Santa Rosa a coleta seletiva de material reciclável ocorre na segundas, quartas e sextas-feiras nas indústrias e comércios, e nas terças e quintas-feiras nas residências. A coleta inicia às 7h30 até às 11h30, e às 13h30 até às 17h30.

MATERIAL RECICLÁVEL
A maioria do que julgamos lixo é um material que pode ser reutilizado, ou seja, reciclado. Através da reciclagem os materiais separados poderão ser utilizados como matéria prima para a fabricação de um novo produto. É aí que entra a coleta seletiva de lixo que nada mais é que a separação e acondicionamento de materiais que podem ser reciclados, como, papéis, metais, plásticos e vidros, entre outros. O lixo orgânico, que são restos de alimentos, cascas de frutas, legumes, folhas e até a erva de chimarrão devem ser separados do restante, pois podem ser transformados em adubo.
A reciclagem é essencial para a economia de recursos naturais como a água e energia, recursos que estão cada vez mais escassos, e, sobretudo para diminuir o impacto ambiental causado pelo lixo gerado.