Nova Santa Rosa recebe caminhão para coleta seletiva de material reciclável

A Prefeitura de Nova Santa Rosa, recebeu nesta sexta-feira (03) um caminhão para coleta seletiva de material reciclável. O caminhão foi entregue pelo Deputado Estadual José Carlos Schiavinato ao prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz. O investimento foi de R$ 250 mil e faz parte de um convênio do Sistema Integrado de Coleta Seletiva, coordenado pelo Instituto Águas do Paraná, vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. “Essa ação faz parte de uma política de Estado mais ampla, onde as cidades devem incentivar a participação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, oferecendo-lhes melhores condições de trabalho”, enfatizou Schiavinato.
Estiveram presentes no momento da entrega representantes do Instituto das Águas de Toledo, Gumercindo Brito e Fabio Galacine. O vice-prefeito, Noedi Max Hardt, secretários municipais e vereadores, além das famílias responsáveis pela coleta seletiva no município.
Para o Prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, o equipamento irá facilitar ainda mais a coleta de material reciclável na cidade, bem como trazer mais segurança aos agentes ambientais (catadores) e facilidade no transporte, além de ser um compromisso com o meio ambiente. “Com esse novo equipamento, o serviço de coleta seletiva em nosso município será ainda mais eficiente.”, enfatiza.
Ao todo, 42 municípios receberão os caminhões de coleta seletiva de material reciclável, além da compra dos caminhões, o Instituto Águas do Paraná apoiará os municípios com equipamentos para separação e com capacitação dos catadores.

COLETA SELETIVA
Atualmente no Brasil apenas 18% dos municípios têm coleta seletiva, enquanto no Paraná são 50%, entre eles Nova Santa Rosa, que instituiu o sistema de coleta seletiva no ano de 2015. A coleta é feita todas as quintas-feiras no período da manhã e passa por todas as ruas da cidade. A meta é que todos os municípios paranaenses tenham sistema de coleta seletiva. Isso contribui para o desenvolvimento social e ambiental do Estado. O Estado irá investir R$ 400 mil em cada município. “A meta até 2018, é atender a todos os municípios paranaenses de pequeno e médio porte com a coleta seletiva, e o prefeito Norberto e a população de Nova Santa Rosa podem continuar a contar com o nosso trabalho”, garantiu Schiavinato.

CAMINHÃO
O caminhão é composto por coletor com movimentação de carga retilínea, descarregamento mecânico em nível, dotado de tanque para coletar óleo de fritura com capacidade mínima de 200 litros, além de plataforma retrátil de apoio na traseira para os trabalhadores da coleta.

MATERIAL RECICLÁVEL
A maioria do que julgamos lixo é um material que pode ser reutilizado, ou seja, reciclado. Através da reciclagem os materiais separados poderão ser utilizados como matéria prima para a fabricação de um novo produto. É aí que entra a coleta seletiva de lixo que nada mais é que a separação e acondicionamento de materiais que podem ser reciclados, como, papéis, metais, plásticos e vidros, entre outros. O lixo orgânico, que são restos de alimentos, cascas de frutas, legumes, folhas e até a erva de chimarrão deve ser separados do restante, pois podem ser transformados em adubo.
A reciclagem é essencial para a economia de recursos naturais como a água e energia, recursos que estão cada vez mais escassos, e, sobretudo para diminuir o impacto ambiental causado pelo lixo gerado.

Fotos: Emanuela Schaedler Schnekemberg