Nova Santa Rosa recebe Projeto “Ônibus Lilás” na quarta (06)

O município de Nova Santa Rosa receberá nesta quarta-feira (06) o Projeto Ônibus Lilás. O ônibus ficará em frente à Praça da Bíblia das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, em caso de chuva o mesmo ficará junto ao Pavilhão da Igreja Católica. O objetivo é prestar atendimento personalizado e informar às mulheres sobre seus direitos. Falando sobre direitos da mulher, violência doméstica e familiar. No local também será oferecido atendimento em diversas áreas: assistência social, orientação psicológica, orientação jurídica e segurança pública, além da realização de teste rápidos (HIV, sífilis e hepatite B e C). É importante ressaltar que cada mulher receberá atendimento especializado, individual e sigiloso garantindo a privacidade.
A programação está sendo organizada pelas Secretarias de Saúde e Assistência Social da Prefeitura de Nova Santa Rosa, pela equipe técnica do Creas de Nova Santa Rosa, pela equipe técnica do Cras de Nova Santa Rosa e pelo Escritório Regional de Toledo.

ÔNIBUS LILÁS
O Projeto Ônibus Lilás faz parte do programa do Governo Federal “Mulher: Viver sem Violência” aplicado por meio de campanhas permanentes com as “Unidades Móveis: Mulheres e Cidadania”. O intuito é levar prevenção e conscientização referente à violência contra a mulher. Desde 2015 duas unidades móveis da Secretaria da Família percorrem o Estado levando às famílias, e principalmente às mulheres, serviços de atendimento multidisciplinar, composto por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública, permitindo assim a interação efetiva dos diversos serviços, a orientação adequada e humanizada. O ônibus conta com espaço individual e sigiloso para orientação e atendimento. O veículo leva ainda informações sobre os equipamentos municipais que podem acolher mulheres sobre seus direitos.

TIPOS DE VIOLÊNCIA
De acordo com a Lei Maria da Penha a agressão não é apenas aquela que deixa marcas físicas. Embora a violência física e o abuso sexual sejam mais evidentes, outros tipos de violência também causam sofrimento e podem ser punidos. A legislação também condena casos de violência emocional ou psicológica, como xingar, humilhar, ameaçar, fazer a mulher acreditar que está ficando louca e controlar tudo o que ela faz; patrimonial, como controlar ou tirar o dinheiro da mulher ou destruir seus objetos; e moral, que consiste em humilhar a vítima publicamente e expor sua vida íntima.

Se você passa por algum desses tipos de violência procure o ônibus lilás no dia 06 de novembro na Praça da Bíblia, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, o atendimento é individual e sigiloso.