Outubro Rosa: Secretaria de Saúde realiza Dia D no sábado (06)

A Secretaria de Saúde de Nova Santa Rosa, convida todas as mulheres para participarem do Dia D alusivo ao Outubro Rosa. A programação será realizada no sábado, dia 06 de outubro no Centro de Saúde Lídia Boll, a partir das 8h. Será realizada a coleta de preventivos, encaminhamentos para mamografia, realização de testes rápidos, como HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Também será feita a verificação da pressão arterial, glicemia e cálculo do Índice de Massa Corporal – IMC. Na oportunidade também serão realizadas outras atividades como a entrega da carteirinha da saúde da mulher e a distribuição de materiais informativos relacionados a saúde. É necessário apresentar o Cartão SUS e o RG.

OUTUBRO ROSA
De acordo com os dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a partir de 2018, estima-se que cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil por ano. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvem a condição.
Os dados alarmantes posicionam a neoplasia como a segunda que mais acomete mulheres em todo o mundo. Diante da realidade, a melhor medida continua sendo a prevenção.
É isso que impulsiona o Outubro Rosa, um mês dedicado à disseminação de informações sobre os direitos e a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher. Mais do que levantar dados, a campanha visa garantir às mulheres atendimento, assistência médica e suporte emocional, garantindo prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade.