Pais participam de reunião sobre o Proerd

O Soldado Evandro Spier, coordenou nesta segunda-feira (04) uma reunião com os pais dos alunos que participam das aulas do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, na ocasião o Soldado explicou o que é o Proerd, quais são as atividades e os assuntos abordados durante as aulas, e alertou os pais para ficarem atentos com os seus filhos. Falou sobre a importância de estarem atentos nas amizades dos filhos, locais que frequentam e o que estão fazendo quando estão longe dos responsáveis. Além disso, falou sobre a importância do exemplo e da instrução, por que as vezes os problemas relacionados a drogas e a violência começam dentro de casa.
O Soldado Evandro iniciou o trabalho com as crianças no dia 24 de agosto, fazendo reconhecimento das crianças, para posteriormente conversar com os pais. A reunião contou com a presença da secretária de Educação e Cultura, Nilza Gerling, do Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Nova Santa Rosa, Sargento Juliano Pruinelli, e da Soldada Erika, que coordena as aulas do Proerd no município de Marechal Cândido Rondon.
Os trabalhos do Proerd contam com o apoio da Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, do Conselho Tutelar e da Polícia Militar, que juntos buscam o melhor para as crianças, procurando conscientizar sobre os riscos e perigos das escolhas erradas.
O Proerd é aplicado em todas as escolas municipais do município, com os alunos dos quintos anos, as aulas são ministradas pelo Soldado Evandro nas quartas e quintas-feiras, de acordo com o calendário ajustado com as equipes pedagógicas de cada escola.
O programa conta com a formatura que será realizada no dia 21 de novembro, onde os alunos farão o juramento de que têm conhecimento dos perigos das escolhas erradas que as drogas e a violência podem levar, e na ocasião se comprometerão a seguir os ensinamentos passados por meio do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

PROERD
O Proerd é um programa desenvolvido nas escolas com os alunos dos 5º anos e tem como objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida, e mostrar a importância de manter-se longe das drogas e da violência. O programa é pedagogicamente estruturado em lições ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. Os policiais militares são treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de uma metodologia especialmente voltada para as crianças e adolescentes. O programa oferece em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo. Além disso, o Proerd reforça a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos.
Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, na ocasião prestam o compromisso de se manterem afastados e longe das drogas e da violência.