Prefeito entrega equipamentos para produtores de Planalto do Oeste

O prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, entregou nesta semana equipamentos para a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Distrito de Planalto do Oeste. Os equipamentos foram adquiridos por meio de convênio com a Seab – Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento com a Prefeitura de Nova Santa Rosa e fazem parte do Programa de Gestão de Solos e Águas em Microbacias. Foram entregues um subsolador com 7 hastes, uma plantadeira de plantio direto sete linhas e um distribuidor de adubo orgânico sólido e calcário. Além dos equipamentos o programa também conta com a aquisição e distribuição de 253 toneladas de calcário dolomítico e 460 toneladas de cama de aviário, bem como com a contratação de uma empresa para coleta de solo, realização de análise, interpretação e elaboração de mapas de fertilidade para a correção de acidez e macro nutrientes em 353 hectares. O convênio totalizou R$ 258.600,00, sendo R$ 210.000,00 repassados pela Seab e R$ 48.600,00 por meio de contrapartida da Prefeitura de Nova Santa Rosa.
Participaram da entrega o prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, o Chefe do Núcleo da Seab de Toledo, Rudi Kuns, os secretários municipais, diretores e vereadores do município.

ASSOCIAÇÃO
A Associação de Pequenos Produtores Rurais do Distrito de Planalto do Oeste é constituída por pequenos produtores rurais com área média de 14,0 hectares, sendo agricultável em média 8,00 hectare, com exploração de culturas anuais de soja, milho, milho safrinha e mandioca, além de atividades pecuária, bovinocultura de leite, suinocultura, avicultura de corte e piscicultura. Por serem pequenas unidades produtivas, necessitam de organização em forma de associação para a realização das atividades de forma comunitária, principalmente para a aquisição de máquinas, equipamentos e insumos, como também para aproveitamento dos dejetos suínos, bovinos e de frango de corte (cama de aviário). O sistema de conservação de solos adotado nas unidades produtivas são terraço de base larga em nível e havendo necessidade de manutenção como também com a exploração sucessiva dos solos pelas culturas anuais, sendo safra, safrinha, silagem e exploração de pastagem, havendo necessidade constante de aplicação de corretivos, adubação de correção e monitoramento dos solos quanto a compactação, necessidade de reposição de matéria orgânica e cobertura visando o escorrimento das águas da chuva e continuidade das explorações, minimizando custos de produção e mantendo os solos para gerações futuras.

Fotos: Emanuela Schaedler Schnekemberg