Prefeito Norberto Pinz reúne instituições financeiras, cooperativas e associações para debater situação de estiagem em Nova Santa Rosa

O prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, reuniu nesta terça-feira (8) na sala de reuniões do Paço Municipal: instituições financeiras, cooperativas, Emater e lideranças para deliberar sobre a situação da falta de chuva (estiagem) no município.

Preocupados com a questão financeira dos agricultores e do agronegócio, a reunião teve por objetivo verificar e decidir a possibilidade do município decretar situação de emergência devido a estiagem, uma vez que Nova Santa Rosa, é um município essencialmente agrícola, destaca o prefeito Norberto Pinz.

O Assessor Jurídico da Prefeitura, Marcelo Gustavo Schimmel destaca que é necessário fazer um levantamento da real situação em que os agricultores se encontram no município e informar no sistema da Defesa Civil (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres-S2ID).

DEFESA CIVIL
A Defesa Civil é a participação da comunidade na defesa da própria comunidade. É o conjunto de medidas permanentes que visam evitar, prevenir ou minimizar as consequências dos eventos desastrosos e a socorrer e assistir as populações atingidas, limitando os riscos e perdas materiais e restabelecendo o bem estar social. Atua adotando medidas preventivas de socorro, assistenciais e recuperativas, tanto em situações de normalidade, quanto de anormalidade – situação de emergência ou estado de calamidade pública.

O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Jaime Sommerfeld, explana que entrou em contato com a Casa Civil do estado do Paraná, onde recebeu instruções de que para decretar situação de emergência, o município deve ter sido afetado por danos, classificados em: humanos, ambientais e materiais, conforme dados da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura.

De acordo com o gerente da Coamo, Carlos Alberto Ulian, “Nova Santa Rosa é um exemplo no estado do Paraná, de crescimento, organização e potencial agrícola. Por isso, nossos agricultores estão de parabéns. Em muitos lugares existe apenas uma única safra anual, mas, em nosso município, existem duas”, finaliza.

Em tese, as lideranças concluíram que irão se reunir mais uma vez, ainda durante o mês de Janeiro, período este, em que os agricultores estarão finalizando a colheita, para de fato tomarem a melhor decisão em relação aos agricultores de Nova Santa Rosa.

Estiveram presentes o prefeito Norberto Pinz, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Ari Schmidt, a secretária de Administração e Planejamento, Leila Schach Sudbrack, representantes da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, presidente da Acinsar, Gilberto Klais, Emater, entidades financeiras, sindicatos, bancos, cooperativas e associações.

Fotos: Thaís Luiza Kelm

Secretaria de Administração e Planejamento da Prefeitura de Nova Santa Rosa.

administracao@novasantarosa.pr.gov.br
(45) 3253-1144 – ramal 221