Prefeito se reúne com autoridades e representantes para analisar situação de estiagem no município

O prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, se reuniu com as autoridades municipais e com representantes das cooperativas e instituições financeiras para analisar a situação de estiagem que atingiu o município durante a safra 2018/2019. Na reunião foram analisados os dados da colheita apresentados pelas cooperativas, onde mostraram que a média são 75* sacas por alqueire. Sendo assim, foi descartada a criação do decreto que estabelece situação de emergência no município de Nova Santa Rosa. Pois de acordo com a Defesa Civil, os critérios para caracterizar situação de emergência, bem como o seu reconhecimento estadual e federal são estabelecidos pela normativa nº 002 de 20 de dezembro de 2016. A normativa diz que para que haja a decretação, o desastre deve atingir pelo menos dois de três critérios sobre um cenário vulnerável exposto a ameaça, causando danos humanos, materiais ou ambientais e consequentes prejuízos econômicos sociais. Além disso, vale destacar que a análise dos decretos é feita pelo estado, ou seja, é o estado quem define se o município se enquadra ou não na situação de emergência.
*Informação aproximada, até o momento não foi feito o fechamento oficial pelo Deral (Departamento de Economia Rural).

Fotos: Emanuela Schaedler Schnekemberg