Prefeito visita obras de calçamento e readequação de estradas

O prefeito em exercício, Noedi Max Hardt, acompanhado do secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, Silmar Benke (Max), visitaram nesta semana as obras de calçamento e readequação de estradas que estão sendo realizadas no município. Entre os trechos visitados estão a Linha Jundiaí, Linha Brasil, Linha Sanga Vera e Linha Gabiroba. As obras estão sendo executadas a partir da parceria entre o município de Nova Santa Rosa e a Itaipu Binacional, por meio do programa de conservação de solos.
As obras de calçamento e readequação são solicitações antigas da comunidade que transita todos os dias pelas estradas. Os trechos são usados para escoar a produção e para a circulação dos munícipes. O prefeito de Nova Santa Rosa, Noedi Hardt, pede a compreensão de todos os moradores para eventuais transtornos ocasionados pelas obras, e enfatiza que as mesmas serão passageiras, deixando benefícios duradouros para todos.

EM EXECUÇÃO
Atualmente estão em execução as estradas da Linha Jundiaí onde estão sendo feitos 2.560 metros lineares de readequação de estradas e cascalhamento. Na Linha Brasil estão sendo executados 2.680 metros lineares de adequação de estradas. Também está sendo readequada a estrada após o Clube Internacional, saindo da PR-491 sentido a Linha Gabiroba, numa extensão de 1.350 metros lineares. Ainda neste trecho será readequado o trecho com 908 metros lineares, saindo do abastecedouro até o asfalto que liga a sede ao distrito de Planalto do Oeste.
Outra obra prevista é a adequação da estrada rural numa extensão de 450 metros lineares que inicia no distrito de Planalto do Oeste, sentido ao Rio Guaçu como referência a rua que passa ao lado da antiga serraria de Planalto do Oeste.
No total estão sendo executados cerca de 7.950 metros lineares com largura de 6 metros de readequação de estradas e cascalhamento nas estradas rurais de Nova Santa Rosa.
Além disso também estão sendo recuperados os passadouros e desaguadouros com cascalhamento e aplicação de solo brita no distrito de Alto Santa Fé, perfazendo em torno de 18 quilômetros.

CALÇAMENTOS
Desde o início da gestão em 2017, foram realizados com recursos próprios cerca de 4.982 metros lineares de calçamento nos seguintes trechos: Estrada Divisora em Santa Rita do Oeste, Estrada Braço do Norte em Alto Santa Fé, Trecho 02 e Trecho 03 de Esquina Santa Fé, Estrada da Pedreira na Linha Guaçu, e uma parceria público privada na Estrada da Cerâmica Colonial. Já os trechos concluídos por meio do convênio realizado com a Itaipu Binacional somam 6.508 metros lineares, contados nos Trechos 02 e 03 da Linha Gabiroba, Parque Industrial até a Linha Taquarinchim, Linha Pietrowski Oeste, Linha Pietrowski Leste, Linha Sanga Príncipe e Linha Machado de Assis.
Os trechos de calçamento em execução por meio do convênio com a Itaipu somam 4.651 metros lineares distribuídos no Trecho 4 e 5 da Linha Gabiroba e nos trechos 1 e 2 da Linha Sanga Vera.
Até o fim de 2019 a Prefeitura de Nova Santa Rosa terá executado 16.141 metros lineares de calçamentos com recursos próprios e recursos do convênio com a Itaipu Binacional.

Fotos: Emanuela Schaedler Schnekemberg