Prefeitura de Nova Santa Rosa adquire triturador de galhos

A Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, adquiriu um triturador de galhos e um afiador de facas. O investimento nos novos equipamentos somou R$ 124.800,00, sendo possível a aquisição por meio do convênio celebrado entre a Prefeitura de Nova Santa Rosa e Itaipu. O novo equipamento tem a função de picar os galhos oriundos de podas de árvores, ramos, folhas, cascas, cercas vivas, entre outros. O triturador de galhos e podas vai agilizar o serviço de recolhimento dos materiais em todas as regiões da cidade. Ele também possibilita a redução do número de viagens dos caminhões coletores.
A aquisição do equipamento foi feita por meio de convênio firmado com a Itaipu no início deste ano. O convênio totaliza R$ 4.704.925,00, deste valor, R$ 124.800,00 foram investidos na compra do triturador de galhos, sendo R$ 74.880,00 com recurso da Itaipu e R$ 49.920,00 com recursos próprios da Prefeitura de Nova Santa Rosa.
O convênio firmado com a Itaipu contempla diversas melhorias ao homem do campo e da cidade, entre pavimentação com pedra irregular, readequação de estradas, poços artesianos, entre outros, as ações tem prazo de três anos para execução.

TRITURADOR DE GALHOS
O triturador de galhos é um equipamento que tem sua utilização de modo facilitado, o operador alimenta a máquina com galhos e folhas, este material é moído por meio de um disco com facas. O resíduo triturado sai pelo duto de saída e pode fazer o carregamento dos cavacos direto no caminhão. Os cavacos de madeira obtidos por meio da trituração podem ser utilizados como combustível em fornalhas ou material para compostagem.
Entre os benefícios do triturador de galhos estão a redução de custos, a reutilização dos resíduos naturais e a mobilidade. São vários os fatores que permitem a redução de custos, por exemplo, o volume de 8 caminhões de galhos, equivalem a 1 caminhão de cavacos, o que permite uma boa economia com o transporte, sendo aplicado também a mão de obra e o tempo gasto com esse trabalho. Não é necessária a mão de obra de vários funcionários, tendo em vista que é necessário apenas que alguém alimente a máquina, e esta fará o carregamento direto no caminhão, para fazer a descarga dos cavacos basta apenas levar o caminhão até o local e bascular a caçamba.
O triturador tem capacidade de processar troncos de arvores de até 20 centímetros de diâmetro.