Prefeitura de Nova Santa Rosa alerta para Fake News

A Prefeitura de Nova Santa Rosa alerta a população para cuidar com a disseminação de notícias falsas relacionadas ao município. Nos últimos anos tem sido uma tarefa difícil diferenciar as notícias falsas das verídicas, ainda mais em tempos de Covid-19, onde isso se torna ainda mais difícil pela preocupação da população e falta de conhecimento da doença. Por isso, a administração municipal de Nova Santa Rosa reforça a importância da atenção às divulgações OFICIAIS. O fenômeno das Fake News ou notícias falsas pode confundir a população e causar prejuízos graves frente ao controle da pandemia do novo coronavírus.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rosa, a administração está atenta quanto ao teor das postagens que circulam pela internet. E enfatiza que os dados e recomendações OFICIAIS estão disponíveis nos canais de comunicação OFICIAIS do município (www.novasantarosa.pr.gov.br).

BOLETIM DIÁRIO
Diante do atual cenário do novo coronavírus e dengue o município se preocupou em criar um boletim informativo que é distribuído pela internet diariamente para divulgar os dados oficiais atualizados do município. Além disso, estão sendo publicadas matérias e orientações sobre os cuidados e o impacto do Covid-19 e Dengue.

CUIDADOS COM FAKE NEWS
Antes de compartilhar o conteúdo recebido por meio das mídias sociais algumas recomendações importantes devem ser seguidas pelos usuários: leia e analise com atenção a informação completa, seja texto, foto ou vídeo; desconfie de notícias vagas, títulos alarmistas e erros de gramática; confira sempre a fonte, a data e o link da publicação; e pesquise em um veículo profissional de jornalismo.
As receitas milagrosas, métodos de imunização, recomendações determinadas por áudios de aplicativos, pesquisas científicas nunca publicadas e estatísticas que não condizem com a realidade são exemplos de notícias falsas que chegam diariamente aos celulares e redes sociais das pessoas, que erroneamente acabam por compartilhar o conteúdo e contribuir para essa desinformação perigosa.
Para conter essa onda de informações falsas o Ministério da Saúde criou um site e abriu uma linha de WhatsApp para verificar boatos e definir o que é verdadeiro ou falso. Qualquer pessoa pode acessar o endereço eletrônico www.saude.gov.br/fakenews. Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61)99289-4640.