Proerd formou 147 alunos nesta terça-feira (25) em Nova Santa Rosa

342

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, formou 147 alunos de nove turmas das escolas municipais de Nova Santa Rosa. A formatura foi realizada nesta terça-feira (25) no Teatro Municipal Gustavo Fischer. Entre as escolas participantes estão a Escola Municipal Getúlio Vargas da sede, Escola Municipal Arnaldo Busato de Alto Santa Fé, Escola Municipal Santa Terezinha de Vila Cristal e Escola Municipal Willy Barth de Planalto do Oeste. A solenidade de formatura contou com a presença do mascote do Proerd, o Leão Daren, que representa a garra, força e resistência que as crianças precisam ter para dizer não às drogas e à violência. Além do mascote o evento contou com o compromisso Proerd, onde com o braço direito estendido os proerdianos proferiram o compromisso de ficar longe das drogas e da violência. Os alunos também receberam um certificado de participação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, que foi realizado semanalmente nas escolas entre os meses de março a junho de 2019.

AUTORIDADES
O evento contou com a presença das autoridades municipais e regionais. Entre eles o prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Noedi Max Hardt, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Nilza Gerling, o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Santa Rosa, Ari Schmidt, o Comandante do Batalhão de Fronteira, tenente-coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, o Comandante do Proerd na região Oeste do Paraná, tenente Pedro Augusto de Lima, o Comandante da 2ª CIA do 19º BPM, capitão Daniel Aguiar Zambom, o representante do Corpo de Bombeiros, aspirante Ricardo Augusto Maióque Baggio, o Comandante do Destacamento de Polícia Militar de Nova Santa Rosa, sargento Juliano Pruinelli, o vice-presidente da Sicredi Progresso Paraná/ São Paulo, Elton Endler, o gerente da agência Sicredi Progresso Paraná/ São Paulo de Nova Santa Rosa, Vanderlei Hertz, e a coordenadora do Conselho Tutelar de Nova Santa Rosa, Neuza Inês de Oliveira. Além dos proerdianos, familiares e amigos.

REDAÇÃO
No transcorrer do programa como parte das atividades em sala de aula os proerdianos elaboraram uma redação tendo como tema “O Proerd”. Foram selecionadas as redações que mais se destacaram de cada turma, da Escola Municipal Arnaldo Busato o aluno Leandro Patrick Johann, da Escola Municipal Santa Terezinha, a aluna Tatiane Munch, da Escola Municipal Willy Barth, as aulas Victória Alessandra Schroder e Maria Luiza Carvalho Radke, da Escola Municipal Getúlio Vargas, as alunas Rafaela Luiza Siller Kortz, Gabriele Yasmim Mendes, Amanda Gonçalves Krause, Larissa Klein Gauer e Gabrieli Eduarda Neubiser. Os alunos que tiveram as redações em destaque serão premiados com o patrocínio da Cooperativa Sicredi Aliança de Nova Santa Rosa.

PROERD
O Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, é um programa preventivo e estratégico, o objetivo principal é ensinar as crianças a dizerem NÃO às drogas e à violência. Os instrutores Proerd são policiais militares capacitados, que contam com participação da escola e da família. As lições são projetadas de modo a identificar as habilidades básicas e fundamentais para o processo de desenvolvimento da criança. Essas habilidades vão além da questão das drogas, pois ensinam a fazer escolhas saudáveis em todos os aspectos da vida, promovendo a prevenção primária e a orientação para tomar decisões seguras e responsáveis.
O Proerd ensina a criança a controlar seus impulsos, e a pensar nos riscos e nas consequências. Solidifica noções de cidadania e de convivência harmoniosa, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência à pressão dos colegas. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre família, escola e polícia. Em Nova Santa Rosa o Proerd foi aplicado entre os anos de 2005 a 2012, sendo suspenso das escolas em 2013 e reimplantado em 2017.

Fotos: Emanuela Schaedler Schnekemberg

Com informação,
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rosa.

Emanuela Schaedler Schnekemberg
Assessora de Comunicação – Portaria 345/2017.
Prefeitura de Nova Santa Rosa
Avenida Tucunduva, 833.
imprensa@novasantarosa.pr.gov.br
www.novasantarosa.pr.gov.br
(45) 3253-1144 – ramal 208 (Assessoria de Comunicação)