Proerd volta a ser implantado nas escolas do município

O prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, acompanhado da secretária de Educação e Cultura, Nilza Siewert Gerling, se reuniu com os representantes do 19º Batalhão de Polícia Militar de Toledo, subtenente Santos, soldado Oscar e soldado Evandro, para tratar sobre a retomada dos trabalhos do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) nas escolas municipais. O programa deve ser retomado na Escola Municipal Getúlio Vargas no mês de agosto, com encerramento e formatura prevista para o início de dezembro. De acordo com o prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, o programa fazia parte da educação do município entre os anos de 2005 a 2012, sendo retirado no ano de 2013. “Agora temos a missão de implantar novamente o Proerd nas nossas escolas, os pais e os professores estão nos pedindo para que os alunos voltem a ter a instrução do programa. Já tínhamos o programa nas duas gestões passadas e agora vamos retomar este trabalho que é tão importante para a educação das nossas crianças.”, enfatiza o prefeito.

PROERD
O Proerd é um programa desenvolvido nas escolas com os alunos dos 5º anos e tem como objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida, e mostrar a importância de manter-se longe das drogas e da violência. O programa é pedagogicamente estruturado em lições ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. Os policiais militares são treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de uma metodologia especialmente voltada para as crianças e adolescentes. O programa oferece em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo. Além disso, o Proerd reforça a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos.
Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, na ocasião prestam o compromisso de se manterem afastados e longe das drogas e da violência.