Programa Bem-estar: Saúde Vocal foi tema de palestra aos professores

Como parte do Programa de Apoio ao Bem-estar Docente e no objetivo de prevenir situações de mal-estar e promover o bem-estar, na terça-feira (09) a fonoaudióloga Mayara Disposti Lamb ministrou uma palestra sobre Saúde Vocal para os professores e educadores da rede municipal de ensino de Nova Santa Rosa. A palestra abordou a importância da voz e a comunicação, os abusos vocais, sinais e sintomas que podem ser percebidos no dia a dia, dicas de como evitar problemas vocais, maneiras de prevenir as disfonias que são as dificuldades ou alterações na emissão vocal que impedem a produção natural da voz.
A formação também forneceu orientações sobre exercícios para aquecimento e desaquecimento vocal para que os professores possam realizar antes e após do uso da voz, com o intuito de cuidar da saúde vocal e evitar futuras alterações vocais.
As sensações físicas de mal-estar relacionadas com a voz, como a afonia, ou perda da voz, fadiga vocal e dores no pescoço, são os aspetos mais frequentes na profissão docente. Estudos indicam que a experiência de estresse, a tensão cervical e problemas de voz são riscos que interagem entre si aumentando seus efeitos.
De acordo com Fonoaudióloga, a voz é um dos principais instrumentos de trabalho do professor, por isso, saber como é produzida e quais as maneiras de cuidar e manter a qualidade vocal é de extrema importância para saúde.