Programação alusiva a Semana Farroupilha inicia neste domingo (22) em Nova Santa Rosa

150

O município de Nova Santa Rosa inicia neste domingo a programação festiva em alusão a Semana Farroupilha 2019. A abertura dos eventos será com a tradicional cavalgada promovida pelo C.T.G. Querência da Amizade no domingo (22) a partir das 8h, saindo dos distritos de Alto Santa Fé e Planalto do Oeste, passando pelas trilhas e chegando ao Parque de Exposições Joia do Oeste, onde será realizado almoço e posteriormente atividades equestres. No dia 28 a programação continua com o 2º Dança Tchê, também no C.T.G. Querência da Amizade e Parque de Exposições de Nova Santa Rosa. A programação inicia às 16h30 com mateada e apresentações dos gaiteiros Adrian e Adriel e Ana Paula, tendo sequência com os alunos do projeto de música e gaita do professor Germano. A partir das 19h30 iniciam as apresentações dos grupos de invernada gauchesca de Nova Santa Rosa e Marechal Cândido Rondon.
A programação encerra às 23h com show do artista Xiru Missioneiro e baile com a Banda MDM.
A programação é promovida e apoiada pela Prefeitura de Nova Santa Rosa, que incentiva e busca fomentar a cultura gauchesca no município. Participe das programações festivas em alusão a Semana Farroupilha, a entrada dos eventos é gratuita e aberta a toda a população.

CULTURA NOVA-SANTA-ROSENSE
Nova Santa Rosa foi colonizada por gaúchos que vieram de Santa Rosa – Rio Grande do Sul em 19 de setembro de 1954, por isso reverencia e valoriza a cultura gaúcha que é muito presente no dia a dia do seu povo, com costumes e hábitos alimentares.
Para movimentar e criar um clima tradicionalista no município a Prefeitura de Nova Santa Rosa colocou durante o mês de setembro bandeiras com as cores do estado do Rio Grande do Sul nas avenidas Santo Cristo e Horizontina, fomentando a cultura e a tradição dos colonizadores.

REVOLUÇÃO FARROUPILHA
A Semana Farroupilha é comemorada em razão do dia 20 de setembro que é a data máxima para os gaúchos. Neste dia são celebrados os ideais da Revolução Farroupilha, que tinha como objetivo propor melhores condições econômicas ao Rio Grande do Sul. A Revolução Farroupilha é o mito fundante da cultura gaúcha. É a partir dela que se estabelece toda a identidade do povo gaúcho, com suas tradições e seus ideais de liberdade e igualdade. Hoje a cultura gaúcha é reverenciada não só no estado, mas no país e no mundo, através dos milhares de CTGs (Centro de Cultura Gaúcha) espalhadas por todos os cantos. E a cada 20 de setembro, o gaúcho reafirma o orgulho de suas origens e o amor por sua terra.

Com informação,
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rosa.

Emanuela Schaedler Schnekemberg
Assessora de Comunicação – Portaria 345/2017.
Prefeitura de Nova Santa Rosa
Avenida Tucunduva, 833.
imprensa@novasantarosa.pr.gov.br
www.novasantarosa.pr.gov.br
(45) 3253-1144 – ramal 208 (Assessoria de Comunicação)