Projeto “Visita ao Território” visita Nova Santa Rosa

O município de Nova Santa Rosa recebeu na última quinta-feira (10) a visita de representantes de 21 municípios da Bacia do Paraná 3 – BP3, por meio do projeto Visita ao Território, da Itaipu Binacional. Em Nova Santa Rosa a equipe foi recepcionada no Hotel Nicoli pelo Coro Municipal Juvenil que realizou um flashmob nos corredores, emocionando os participantes. A Facilitadora da Rede de Cultura da Bacia do Paraná 3, Tatyane Ravedutti, disse que em anos de projetos e visitas, nunca havia se emocionado com uma apresentação, como ocorreu nesta realizada pelo Coro Juvenil. Os participantes receberam também uma pequena vela, em formato de rosa, símbolo este do município. No jantar, a equipe foi recebida no CTG pelo prefeito, Norberto Pinz, pela secretária de Educação e Cultura, Nilza Gerling e pelo Diretor do Departamento de Cultura, Fabiano Cassimiro, que deram as boas vindas e falaram sobre a forte cultura alemã e gauchesca predominante no município. O encontro foi realizado no Centro de Tradições Gaúchas – CTG Querência da Amizade. O Patrão Henrique Schmidt, também falou sobre o resgate cultural que o CTG está fazendo.
Após os pronunciamentos, a noite contou com a apresentação de três gaiteiros, Luiz Guilherme, que desde os 8 anos é aluno e sempre participa de encontros de gaiteiros e Adrian e Adriel do distrito de Planalto do Oeste, bem como do Grupo de Dança Folclórica Alemã da Terceira Idade, Immer Lustig de Alto Santa Fé, que encantou a todos se destacando pela alegria e simpatia nas músicas apresentadas.
O projeto “Visita ao Território” tem como objetivo visitar as boas práticas e ações culturais, espaços e equipamentos culturais, cultura de sabores e valores culinários, história e patrimônio regional, comunidade tradicionais, realidade, demandas e anseios da cultura da BP3.

Confira galeria de fotos aqui.