Sanepar anuncia aumento no reservatório de água de Nova Santa Rosa

251
Foto: Emanuela Schaedler Schnekemberg

O prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, recebeu nesta semana o Coordenador de Planejamento e Administração da Sanepar, João Carlos Lopes. A visita teve como objetivo anunciar um aumento de 300m³ de água no reservatório que abastece o município de Nova Santa Rosa. Atualmente a capacidade é de 175m³, e passará para 475m³, isto é, 475 mil litros de água. A mudança deve ocorrer até o início do mês de dezembro.
Mesmo com o aumento do reservatório de água a Sanepar e a Prefeitura de Nova Santa Rosa alertam a comunidade para o uso adequado da água tratada a fim de evitar desperdícios.

DICAS

  • Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
  • A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
  • A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
  • Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
  • Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.
  • Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
  • Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.
  • Cuidado com as piscinas – No caso das piscinas de fibra ou alvenaria é essencial que elas tenham sistema de filtragem e que a limpeza seja realizada preferencialmente por profissionais especializados. A manutenção é garantia de saúde dos frequentadores e de economia de água.
  • Em relação às piscinas plásticas, há duas dicas essenciais para quem quiser contribuir e evitar desperdícios. Uma delas é cobrir a piscina quando ela não estiver sendo utilizada pois evita que sujeiras caiam na água. A outra dica é não descartar todos os dias a água, evitando o gasto excessivo com a reposição. Para manter a qualidade desses reservatórios, o morador pode adicionar uma colher (das de sopa) de água sanitária comum para cada mil litros de água.

Com informação,
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rosa.

Emanuela Schaedler Schnekemberg
Assessora de Comunicação – Portaria 345/2017.
Prefeitura de Nova Santa Rosa
Avenida Tucunduva, 833.
imprensa@novasantarosa.pr.gov.br
www.novasantarosa.pr.gov.br
(45) 3253-1144 – ramal 208 (Assessoria de Comunicação)