Sanepar anuncia aumento no reservatório de água de Nova Santa Rosa

Foto: Emanuela Schaedler Schnekemberg

O prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, recebeu nesta semana o Coordenador de Planejamento e Administração da Sanepar, João Carlos Lopes. A visita teve como objetivo anunciar um aumento de 300m³ de água no reservatório que abastece o município de Nova Santa Rosa. Atualmente a capacidade é de 175m³, e passará para 475m³, isto é, 475 mil litros de água. A mudança deve ocorrer até o início do mês de dezembro.
Mesmo com o aumento do reservatório de água a Sanepar e a Prefeitura de Nova Santa Rosa alertam a comunidade para o uso adequado da água tratada a fim de evitar desperdícios.

DICAS

• Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
  • A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
  • A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
  • Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
  • Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.
  • Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
  • Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.
  • Cuidado com as piscinas – No caso das piscinas de fibra ou alvenaria é essencial que elas tenham sistema de filtragem e que a limpeza seja realizada preferencialmente por profissionais especializados. A manutenção é garantia de saúde dos frequentadores e de economia de água.
  • Em relação às piscinas plásticas, há duas dicas essenciais para quem quiser contribuir e evitar desperdícios. Uma delas é cobrir a piscina quando ela não estiver sendo utilizada pois evita que sujeiras caiam na água. A outra dica é não descartar todos os dias a água, evitando o gasto excessivo com a reposição. Para manter a qualidade desses reservatórios, o morador pode adicionar uma colher (das de sopa) de água sanitária comum para cada mil litros de água.