Servidores realizam poda de árvores no centro de Nova Santa Rosa

Os servidores da Secretaria de Agricultura, Infraestrutura e Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Santa Rosa, realizaram na manhã desta quinta-feira (28), a poda de árvores na Avenida Tucunduva, no centro da cidade. Após o corte das árvores os resíduos foram triturados sendo destinados para o descarte correto.
O triturador de galhos foi adquirido pela administração municipal em junho de 2018, desde lá o equipamento foi utilizado para picar os galhos oriundos das podas de árvores, ramos, folhas, cascas, entre outros. O triturador de galhos agiliza o serviço de recolhimento em todas as regiões da cidade, reduzindo assim o número de viagens dos caminhões coletores.

TRITURADOR DE GALHOS
O triturador de galhos é um equipamento que tem sua utilização de modo facilitado, o operador alimenta a máquina com galhos e folhas, este material é moído por meio de um disco com facas. O resíduo triturado sai pelo duto de saída e pode fazer o carregamento dos cavacos direto no caminhão. Os cavacos de madeira obtidos por meio da trituração podem ser utilizados como combustível em fornalhas ou material para compostagem.
Entre os benefícios do triturador de galhos estão a redução de custos, a reutilização dos resíduos naturais e a mobilidade. São vários os fatores que permitem a redução de custos, por exemplo, o volume de 8 caminhões de galhos, equivalem a 1 caminhão de cavacos, o que permite uma boa economia com o transporte, sendo aplicado também a mão de obra e o tempo gasto com esse trabalho. O triturador tem capacidade de processar troncos de arvores de até 20 centímetros de diâmetro.

Fotos: Emanuela Schaedler Schnekemberg