Sopão do ABC é o vencedor do 4º Concurso de Receitas Saudáveis da Alimentação Escolar

O Sopão do ABC criado pela cozinheira Mariza Manfrin Benke do Centro Municipal de Educação Infantil Aprender, Brincar e Crescer (ABC), foi o vencedor do 4º Concurso de Receitas Saudáveis da Alimentação Escolar da BP3 e Oeste do Paraná. O concurso foi realizado na quarta-feira (02) e reuniu cinco cozinheiras que concorreram o prêmio em dinheiro de R$ 500,00 para cozinheira e R$ 800,00 para a escola que a cozinheira atua. Além da premiação em dinheiro a cozinheira terá a receita publicada no livro de receitas saudáveis da alimentação escolar produzido pela Itaipu Binacional. Os cheques simbólicos foram entregues pelo prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, pelo vice-prefeito e secretário de Saúde, Noedi Hardt, pela secretária de Educação e Cultura, Nilza Gerling, e pela Nutricionista da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Nova Santa Rosa, Daiane Karine Dierings Bernardi, que estiveram presentes e acompanharam o concurso.
O concurso foi realizado por meio da parceria entre a Prefeitura de Nova Santa Rosa e Itaipu Binacional. Apenas merendeiras e auxiliares que atuam nas cozinhas das escolas e cmeis estavam aptas a participar com receitas inéditas e de autoria das mesmas. O objetivo era abordar o reaproveitamento de folhas e talos, a utilização de ingredientes da agricultura família e a possibilidade e aplicar e inserir no cardápio da alimentação escolar do município.

RECEITAS
Além da receita vencedora participaram do concurso a receita Macarrão com Legumes criada pela cozinheira Sonia Clarice Pereira do Centro Municipal de Educação Infantil Asilda Röpke. A Lasanha Rápida de Legumes criada pelas cozinheiras Marlisete Lange Eisen e Eliane Lenz Garai das Escola Municipal Willy Barth e Escola Estadual do Campo de Planalto do Oeste. A Farofa Nutritiva criada pela cozinheira Agnes Schonknech da Escola Estadual do Campo Vinícius de Moraes e o Caldo de Mandioca Nutritivo criado pela cozinheira Fabiani Gabriel Dill da Escola Municipal Santa Terezinha.

AVALIAÇÃO
Os pratos foram avaliados pelas juradas Jussara Garcia Rosa França, nutricionista da Secretaria de Educação de Maripá, Katia Vivian Stibbe, cozinheira do Centro Municipal de Educação Infantil Casinha Feliz de Maripá, Rosicler Mafacioli, nutricionista da Secretaria de Educação de Palotina, Gessilaine de Souza, cozinheira da Escola Municipal Celino Rocha de Araújo de Palotina e Ivanilde Dias Nunes, cozinheira da Escola Municipal Arco Íris de Palotina.
Os pratos foram apresentados às juradas individualmente, sendo avaliados pela apresentação visual, sabor, aroma e textura.

Fotos: Emanuela Schaedler Schnekemberg