Conselho de Política Cultural abre inscrições para agentes culturais de Nova Santa Rosa

O Conselho Municipal de Política Cultural por meio do Departamento de Cultura de Nova Santa Rosa, divulga que estão abertas as inscrições para cadastro de todos os profissionais da área cultural do município. O objetivo é criar um mapa cultural de todos que atuam na cultura em Nova Santa Rosa: canto, dança, gastronomia, culinária, folclore, bordado, entre outras áreas que possam promover a cultura. Entidades culturais, como associações, também deverão preencher o cadastro.

O cadastro é gratuito, basta preencher um formulário no Google Docs, clicando no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd2vDt0Ia_zxwC6Ajfkf9j_BcFRlK7YktOcX1SYQpjWB7VDfw/viewform. Quem não conseguir acessar a página do cadastro ou ter alguma dificuldade, poderá entrar em contato com o Departamento de Cultura, via telefone 3253-1144 (ramal 471) ou pelo e-mail teatromunicipalnsr@outlook.com. O cadastro dos agentes culturais de Nova Santa Rosa, deverá ser realizado apenas uma vez. No entanto, alterações deverão ser solicitadas ao Departamento de Cultura, por meio do e-mail: cultura@novasantarosa.pr.gov.br.

De acordo com o presidente do Conselho, Fabiano Cassimiro, todos os agentes culturais atuantes no município de Nova Santa Rosa, deverão participar. “Estamos realizando este cadastro, pois esta é uma ação em consonância com a Lei Aldir Blanc, na qual o cadastro do artista local e da organização cultural será obrigatório, bem como informações para criação do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais”, explica Fabiano informando que este será um instrumento de gestão do Sistema Municipal de Cultura, coordenado pelo Conselho Municipal de Política Cultural. Assim, o objetivo é catalogar todos os que promovem a cultura, nas mais variadas áreas.

O Conselho Municipal de Política Cultural é um órgão colegiado consultivo, deliberativo e normativo, integrante da estrutura básica do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura, com composição paritária entre poder público e sociedade civil. Assim, se constitui no principal espaço de participação social institucionalizada, de caráter permanente, na estrutura do Sistema Municipal de Cultura.

LEI EMERGENCIAL ALDIR BLANC

O Governo Federal, por meio da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante a pandemia do COVID-19. Cadastros: http://www.sisprofice.pr.gov.br/sisprofice.php e http://www.sic.cultura.pr.gov.br/cadastro/agente.php.

Todos os artistas e associações devem fazer primeiro seu cadastro municipal, e após o estadual. Então, caso o artista se enquadre nos critérios determinados, poderá ter a chance de receber auxílio financeiro. A lei, vem de aporte para o artista que vive e sobrevive de cultura, e haverá um comitê gestor do município que avaliará se os requisitos de lei são atendidos.

Analiza Vissotto

Chefe de Unidade de Imprensa e Comunicação – Portaria 085/2020.
comunicacao@novasantarosa.pr.gov.br
(45) 3253-1144 – ramal 232