Nova Santa Rosa segue temporariamente Decreto Estadual que prevê medidas de quarentena mais rígidas

O prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, se reuniu por videoconferência na manhã desta quarta-feira (01) com os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), e a tarde com os membros do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19 de Nova Santa Rosa. Após as reuniões foi decidido que o município seguirá, momentaneamente, os decretos 4317/2020 e 4942/2020 publicados pelo Governo do Estado, onde impõe medidas de quarentena rígidas aos 134 municípios de 7 regionais de saúde do Estado. Entre as medidas adotadas estão a restrição do funcionamento das empresas comerciais, com exceção dos serviços considerados essenciais.
Ao mesmo tempo o município de Nova Santa Rosa, administrativamente, tomará as medidas cabíveis para solicitar a revisão do mesmo, em razão da realidade epidemiológica vivenciada no município.

Confira o que pode e não pode de acordo com os decretos

• Suspende o funcionamento das atividades econômicas não essenciais pelo período de quatorze dias.
  • Consideram-se atividades essenciais aquelas dispostas no Decreto Estadual nº 4.317, de 21 de março de 2020.
  • Suspende o funcionamento de shopping centers, galerias comerciais, comércios de rua, feiras livres, salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, academias de ginástica e clubes;
  • A suspensão de que trata o caput deste artigo deverá ser reavaliada periodicamente, podendo ser prorrogada a depender da evolução do cenário epidemiológico da COVID-19 na Região de Saúde.
  • Reuniões de caráter profissional ou particular devem ser realizadas virtualmente. Quando imprescindíveis, as reuniões presenciais devem ocorrer com no máximo cinco pessoas, desde que seja possível o afastamento físico de dois metros entre elas, e respeitadas todas as demais medidas de prevenção e controle da COVID-19.
  • Os serviços de restaurantes e lanchonetes poderão atender apenas por meio de entrega de produtos em domicílio (delivery), retirada expressa sem desembarque (drive thru) e/ou retirada em balcão (take away). Sendo expressamente proibido o consumo no local.
  • Suspende o funcionamento de bares, casas noturnas e similares.
  • O funcionamento de mercados, supermercados e similares fica autorizado somente de segunda-feira a sábado, com horário de funcionamento limitado das 7 (sete) às 21 (vinte e uma) horas. O funcionamento é suspenso aos domingos.
  • O fluxo de pessoas dentro dos estabelecimentos fica limitado a 30% (trinta por cento) da sua capacidade total, devendo ser controlado pela distribuição de senhas na entrada.
  • Será permitido, a cada acesso, o ingresso de apenas uma pessoa por família nos mercados, supermercados e similares. Proíbe o acesso de crianças menores de doze anos nos estabelecimentos.
  • Suspende o funcionamento dos serviços de conveniência existentes em postos de combustíveis. Os serviços de conveniência de postos de combustíveis localizados em rodovias poderão continuar funcionando sem horário definido.
  • Suspende o funcionamento de parques, praças, passeios, equipamentos de musculação e demais áreas de atividades coletivas ao ar livre.