Símbolos de Nova Santa Rosa
brasaonsr

O Brasão de Armas do Município de Nova Santa Rosa, foi idealizada pelo vexilólogo e heraldista, Professor Arthur Luponi. Compõe-se de escudo de formato samnítico (ou francês moderno), em esmalte goles (vermelho), carregado de duas rodas dentadas de ouro, com doze dentes cada uma, alinhadas em faixa: a 1ª, a envolver um trator moderno, em metal ouro; e a 2ª, a envolver o capacete alado de Mercúrio, também em metal ouro. O chefe, cosido, em metal prata, é carregado de uma coroa de doze rosas, em sua cor (vermelha). No contrachefe, são figuradas duas faixas ondadas, em metal prata, da mesma largura. Como timbre do escudo, tocando-o, é representado uma coroa mural de cinco torres visíveis, em metal prata, com os portões e janelas de sable (preto). Como suportes: à destra, um ramo de soja, frutificado; e a sinistra, um ramo de trigo, granado, ambos em sua cor, passados em aspa sob o escudo. Num listal, em esmalte goles (vermelho) – por ser a cor dominante no escudo – com as pontas dobradas e terminadas em flâmula, brocante sobre os pés dos dois suportes, é gravado o topônimo “NOVA SANTA ROSA” em caracteres maiúsculas do tipo “Franklin Gothic”, e em metal prata. Nas pontas em flâmula, são gravadas as abreviaturas cronológicas à destra, “20-6-1973”; e à sinistra, “1º-2-1977”, ambas em metal prata.

Simbologia das “Peças Heráldicas” e das Cores do Brasão de Armas Municipal
Adotou-se o escudo de formato “samnítico”, por ser o que mais se adapta às “peças honoríficas”, permitindo melhor harmonia no conjunto e maior amplitude em sua execução. Escolheu-se o esmalte goles (vermelho), como cor dominante no escudo, por ser o símbolo heráldico de valor, honra, audácia, intrepidez, luta, valentia, magnanimidade, vitória, caridade…; o metal prata, para o chefe, por ser o símbolo heráldico de paz, amizade, lealdade, franqueza, integridade, verdade; e o metal ouro – que é o mais nobre metal do brasão – para as rodas dentadas, trator e capacete alado de Mercúrio, por ser o símbolo heráldico de riqueza, força, poder, glória, soberania, esplendor, solidez, fé, amor, alegria…. O trator lembra simbolicamente a área com culturas mecanizadas. O capacete alado de Mercúrio é o símbolo do comércio, outra atividade de progresso do município. As rodas dentadas, que envolvem os dois símbolos anteriores, representam o perfeito entrosamento que existe entre a lavoura e o comércio, já que estes são os dois principais fatores de riqueza e crescimento municipal. As duas faixas ondadas, de prata, no contrachefe do escudo “samnítico”, representam simbolicamente os dois rios que banham o município de Nova Santa Rosa: O Jaquarundi e o Guaçu. A coroa mural de cinco torres visíveis, representada em metal prata, com os portões e janelas de sable (preto) – é privativa de cidades (não capitais de Estados). Os dois suportes, representados por um ramo de soja, à destra; e por ramo de trigo, granado, à sinistra, ambos em sua cor, simbolizam as duas principais culturas agrícolas (1º e 2º lugares). A abreviatura cronológica “20-6-1973” indica a data da criação do Município de Nova Santa Rosa, por força da Lei Estadual Nº 9/73, da mesma data; e a abraviatura cronológica “1º-2-1977”, a data de sua solene instalação, com posse do primeiro Prefeito Municipal eleito, Armindo Fischer.

brasaonsr

A Bandeira do município, foi idealizada pelo vexilólogo e heraldista, Professor Arthur Luponi. Tem a forma retangular, e suas cores são: Branco, Vermelho e Azul. A cor Branca: lembra o espírito reinante de paz, amizade, lealdade, franqueza, integridade, verdade nos corações de todos os nova-santa-rosenses. A cor Vermelha: símbolo de valor, honra, audácia, intrepidez, luta, valentia, magnanimidade, vitória, caridade. A estrela de cinco pontas em Azul cobalto, no centro do triângulo branco, simboliza o município de Nova Santa Rosa. É símbolo de auto determinação, guia seguro, aspiração às coisas.


Hino a Nova Santa Rosa (Vera Vargas)
Foi das mãos do indomável pioneiro
Que surgiste querido torrão
Transformando em pujante celeiro
A dormência do velho sertão
Solo fértil que eu amo e bendigo
És meu céu, minha felicidade
Perto ou longe estou sempre contigo
No teu chão ou na tua saudade

Óh Nova Santa Rosa “Município Jóia do Oeste”
Tens a força misteriosa com que Deus de amor te veste
Cada planta que germina e desponta ao sol feliz
É luz nova que ilumina a riqueza do país

Nas igrejas que guardam tua história
Viva fé, aprimora a virtude
E compondo o teu hino de glória
Marcha em frente esta audaz juventude
Teu progresso ante os olhos do mundo
Para sempre um exemplo será
Do poder, de um trabalho fecundo
Nestas glebas do meu Paraná

Pular para o conteúdo