Programa Família Acolhedora

É considerada família acolhedora, a família ou pessoa, sem discriminação de sexo, etnia e estado civil, interessada em ter sob sua guarda provisória e responsabilidade, crianças e adolescentes vítimas de violência ou violação de direitos, retiradas do meio familiar por determinação judicial, oferecendo proteção integral até que seja possível a reintegração familiar segura.

Requisitos
  • Ter 21 anos de idade ou mais;

  • Residir no município há pelo menos dois anos;

  • Apresentar certidão negativa de antecedentes criminais;

  • Não estar inscrito no cadastro nacional de adoção;

  • Apresentarem idoneidade moral, boas condições de saúde física e mental;

A família acolhedora será acompanhada pela equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), preparando a família para o recebimento da criança ou adolescente, bem como, preparando a criança ou adolescente para o encaminhamento a família acolhedora. Além disso, acompanhará o desenvolvimento da criança ou adolescente por meio de visitas domiciliares e orientação psicossocial e acompanhará a família de origem, visando a reinserção familiar, e quando não houver essa possibilidade, a criança ou adolescente permanecerá em acolhimento familiar até seu encaminhamento para adoção.

A família acolhedora receberá uma bolsa auxílio de 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio) por criança acolhida, sendo que esse valor deverá ser utilizado para suprir as necessidades dos acolhidos.

Para maiores informações, procurar o setor de cadastramento junto ao CREAS, ou pelo telefone (45) 2032-0016.

Pular para o conteúdo