
Recentemente, a Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio da Secretaria de Saúde, realizou o segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. O município apresentou média de 1,3% de infestação pelo mosquito transmissor da dengue. No início de fevereiro, a média era de 2,9%.
De acordo com a secretária da pasta, Dra. Lilian Fischer Muller, uma série de fatores fez com que pudesse haver essa queda. “Nossos agentes de endemias fizeram um belo trabalho indo até as residências e empresas em busca da eliminação dos focos do mosquito. Contamos ainda nesta ação, com o auxílio dos servidores do Setor de Urbanismo, que executaram a limpeza de ruas e passeios públicos. Quero agradecer também a cada munícipe que fez o seu papel para que pudéssemos diminuir esse índice de infestação mantendo seus quintais limpos”, salienta.
Durante as vistorias dos agentes de endemias para a realização do levantamento, os maiores problemas foram encontrados em pontos de coleta de água de chuva e em bebedouros de animais.
Do dia 01 de janeiro de 2025 até esta quarta-feira (26), sete casos de dengue foram confirmados, além disso, foram feitas 69 notificações, sendo que 46 foram descartados, 11 aguardam resultado e cinco são inconclusivos.