EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Soltura de Peixes reuniu alunos da rede municipal em Nova Santa Rosa

A Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, e Departamento de Meio Ambiente, realizaram uma ação de soltura de alevinos nos dias 27 e 28 de novembro. Na oportunidade, participaram alunos dos 3ºs anos da rede municipal de ensino. A atividade de educação ambiental foi realizada para comemorar o Dia do Rio, celebrado em 24 de novembro.

A ação foi realizada por meio de parceria da Prefeitura, Itaipu Binacional e a Indústria Zero Grau, que disponibilizou apoio nas instalações de seu funcionário, Daniel Vanroo, além do espaço para a ação que termina com a soltura dos peixes nativos no Rio Guaçu, divisa dos municípios de Nova Santa Rosa e Quatro Pontes.

Foram adquiridos mais de 16 mil alevinos e juvenis, de variadas espécies de peixes nativos. A ação foi organizada pelos Gestores Municipais de Educação Ambiental, Kleber Adriano Ribeiro, Carolina Eggers e Nelci Vinciguerra Schimidt.

A atividade denominada de “AÇÃO CONJUNTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REPOVOAMENTO DE ESPÉCIES DE PEIXES NATIVOS NO RIO GUAÇÚ E JAGUARUNDI NO MUNICÍPIO DE NOVA SANTA ROSA” é um projeto do Departamento de Meio Ambiente e faz parte de programação de Educação Ambiental do Município.

CONSCIENTIZAÇÃO

Durante a conversa com as crianças, é reforçada a ideia do “pesque-solte”, estimulando a consciência ambiental de forma a minimizar a pressão de captura sobre os peixes, mas mantendo o prazer da interação com o meio ambiente aquático, por conseguinte, também a emoção das surpresas da pescaria. Existe um período do ano de proibição de pesca ou também chamado de DEFESO, em que é proibida a pesca de peixes nativos na bacia do Rio Paraná, que vai de 1º de novembro 2024 até 28 de fevereiro de 2025, que seria o período previsto de Piracema. Peixes exóticos como tilápia, carpa e bagre africano não tem restrição de pesca e podem ser levados o ano todo. Ao respeitarmos esse período de “defeso” e em promovermos a soltura de alevinos dos peixes nativos, quem ganha é a natureza, na possibilidade de termos um rio com a diversidade de espécies melhorada e toda a vida dependente do ambiente aquático em exuberância novamente.

Outro assunto abordado é a respeito da importância de fazermos a correta separação e destinação de nossos resíduos do dia-a-dia, para que não sejam dispersos em nossas ruas e que, invariavelmente, acabam por parar em nossos rios através do arraste pelas águas das chuvas ou ventos, poluindo o meio ambiente.

AUTORIDADES

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, o vice prefeito e secretário de Saúde, Noedi Hardt, e o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, Paulo Wagner Netto.

Com informação,
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rosa.

Prefeitura de Nova Santa Rosa
Avenida Tucunduva, 833.
imprensa@novasantarosa.pr.gov.br

www.novasantarosa.pr.gov.br

(45) 3253-1144