
Em uma importante ação voltada à proteção e ao cuidado com a primeira infância, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realizou uma capacitação em primeiros socorros voltada para profissionais da saúde, famílias acompanhadas pelo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e trabalhadores dos serviços de convivência que atuam diretamente com crianças.
A capacitação foi conduzida pela empresa Hope Live, com instrução do profissional Vitor Hugo Alves Picolo, que trouxe uma abordagem teórico-prática abrangente. Entre os temas trabalhados, estiveram os conceitos fundamentais em Primeiros Socorros (PS), Suporte Básico de Vida (SBV), emergências traumáticas e clínicas em PS, além de emergências ambientais.
A iniciativa está alinhada com a Deliberação nº 047/2022 do CEDCA/PR, que prevê ações de sensibilização, mobilização e qualificação dos profissionais, famílias e redes de atendimento nas áreas prioritárias das políticas públicas para a primeira infância – como saúde, nutrição, educação infantil, convivência familiar e comunitária, e proteção contra todas as formas de violência, incluindo a prevenção de acidentes.
De acordo com o presidente do CMDCA, Paulo Celso da Silva, com essa capacitação, o município reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente seguro, saudável e protetivo para as crianças, fortalecendo o trabalho em rede e ampliando o conhecimento técnico das equipes e famílias envolvidas.